Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

IMPOSTOS: Teresópolis investe em ferramenta para fiscalizar as operações com cartões de crédito

Apresentada nesta quinta-feira, 09/03, pelo secretário municipal de Fazenda, Fabiano Latini, e equipe técnica, para contadores e representantes de entidades de classe, o Plano Anual de Fiscalização da Prefeitura de Teresópolis mostrou o planejamento da fiscalização da administração tributária para 2023.

Também foi apresentada a ferramenta tecnológica Decred Municipal, que vai cruzar as informações do movimento financeiro disponibilizado pelo Estado, o Município e as administradoras de cartões com o movimento declarado pelos contribuintes (pessoas jurídicas) na emissão de notas fiscais. A ação faz parte do Módulo de Cruzamento das Operadoras de Cartões de Crédito e Débito, que terá início em abril.

“Esse plano atende a uma exigência antiga, feita ao Município pelos órgãos fiscalizadores da gestão pública para combater a evasão fiscal e promover a justiça tributária”, explicou o secretário municipal de Fazenda. Desde 2018, a Gestão Municipal vem investindo cada vez mais em tecnologia da informação para alavancar a administração tributária, atualizar os bancos de cadastros da Prefeitura e otimizar resultados.

“Hoje o contribuinte praticamente não precisa vir à Prefeitura para resolver assuntos de seu interesse, pois pode acessar vários serviços on-line. Nosso intuito é continuar avançando em um modelo de administração tributária eficiente e modernizada, para oferecer aos contribuintes serviços públicos com mais qualidade, eficácia e eficiência”, pontuou Fabiano Latini

Para 2023, além do módulo de Cruzamento das Operadoras de Cartões de Crédito e Débito, o Plano Anual de Fiscalização abrange ações em outros três segmentos: Auditoria das Declarações Eletrônicas das Instituições Financeiras; Construção Civil, para automatizar o controle das deduções de materiais e serviços utilizados no setor; e serviços de ensino privado que operam nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Evolução da gestão
O documento, que será publicado em Diário Oficial, mostra a evolução dos dados estatísticos entre os anos de 2015 a 2022, apontando o incremento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Também cita a implantação do módulo de cobrança eletrônica da Dívida Ativa e as ações implantadas pela gestão atual entre os anos de 2018 e 2022. Entre elas, a implementação da Consulta Prévia de Zoneamento Eletrônica, o convênio com a Receita Federal para ter acesso aos dados dos contribuintes, a fim de otimizar a base de dados do sistema de gestão tributária; o ITBI Eletrônico; a cobrança administrativa mensal no sistema de gestão de Nota Fiscal Eletrônica; a fiscalização dos contribuintes do Simples Nacional e o Módulo de Fiscalização Eletrônica.

“A publicação e divulgação do Plano Anual de Fiscalização visa uma gestão fiscal equilibrada, transparente, responsável e eficiente. Ele está alinhado ao nosso Programa de Governo, que prevê a criação de mecanismos de modernização da máquina pública. O resultado previsto é o aumento de arrecadação, necessária ao funcionamento do município, com foco na ampliação e na melhora da prestação dos serviços públicos ao cidadão”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen.

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE