Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis terá leilão: Depósito público mais uma vez lotado de motos e carros apreendidos

Cerca de 90% dos veículos estão “esquecidos” e já podem ser leiloados pelo governo municipal

Luiz Bandeira

A Guarda Civil é a autoridade de trânsito no município e também o órgão responsável pela guarda de veículos recolhidos ao depósito municipal em Três Córregos, bens flagrados em operações de fiscalização com pendências e fora das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Atualmente são mais de 500 veículos que lotam o depósito municipal e que depois de 60 dias no págio ficam aptos a serem leiloados. Nesta sexta-feira, 03, a equipe do jornal O Diário e DiárioTV esteve entre os muitos veículos que perecem sob sol e chuva aguardando um destino ou que o proprietário o retire do depósito da prefeitura. A chefe do depósito municipal, GCM De Paula, recebeu nossa equipe e falou da quantidade de veículos que vai à leilão. “Os veículos apreendidos aqui não vem só de operações da GCM, mas aqui também tem apreensão da Polícia Militar bem como da Polícia Civil que deixam os veículos acautelados aqui. Hoje o total está sendo de 278 motos e 254 carros apreendidos e acautelados aqui dentro do depósito e desses veículos 90% vão estar disponível para leilão”. De Paula informou ainda que “a qualquer momento antes da realização do leilão o proprietário pode, mediante o pagamento de todas as taxas, fazer a retirado do veículo do seu veículo”. Diferente do que as pessoas pensam, a taxa cobrada pela prefeitura de diária de depósito é uma só e não é aumentada conforme o veículo for ficando acautelado. Segundo a GCM De Paula a taxa de reboque também é uma só.
Depois que um veículo é recolhido ao depósito municipal ele pode ficar até 60 dias sob a guarda do município e só o proprietário poderá retirá-lo, mediante pagamento da taxa de reboque e da taxa do depósito, além de ter que resolver eventuais pendências de documento. No caso de alguma inconformidade com CTB esse veículo precisa ser levado rebocado para ser reparado. Após o prazo legal, o município pode incluir esse bem móvel em um leilão, geralmente dividido em lotes. Até o dia da realização do leilão o proprietário tem a possibilidade de reaver seu veículo, porém, no caso de já ter sido periciado pela empresa responsável pelo leilão, o proprietário terá também que pagar a taxa do leiloeiro.

As motocicletas mais uma vez são maioria entre os mais de 500 veículos guardados no depósito municipal

Determinação pelo leilão
O secretário de Segurança Pública do município, Marco Antônio Da Luz revelou ao Diário que muito em breve acontecerá o leilão. “Nós tivemos uma reunião com o prefeito e foi determinado que se faça esse leilão. Presente também nessa reunião a secretária de Administração, porque existe um imbróglio entre a Administração e o controle interno pela forma de fazer esse leilão, mas na discussão de ontem (quinta-feira, 02), ficou claro que o leilão pode ser feito como era feito em gestões passadas, ou seja, contrata-se uma firma, a responsabilidade é toda dessa firma e se faz o leilão”, detalhou Da Luz, que afirmou ainda que esse leilão tem que ser feito, porque além de todos os problemas causados pela lotação do depósito, acarreta também problemas de saúde. “Aquilo lá acaba sendo um foco de mosquito da dengue, que hoje a gente está combatendo. Então é importante, o prefeito já entendeu isso, o Ministério Público também entendeu e está cobrando a gente também, então vai ser feito o leilão”.

Muitos carros não têm condições de rodar nas ruas, porém alguns com poucos reparos podem representar uma boa aquisição

Valor recuperado
Um fato que talvez não seja de conhecimento da população é o de que depois de leiloado e pagas todas as taxas, o proprietário de um veículo leiloado pode reaver parte do valor arrecadado com o leilão, como explicou o secretário Marco Antônio da Luz. “Quando acontecer a venda do veículo em leilão, como ele acaba vendido abaixo do preço de mercado, ainda sobra um resíduo, pois ele tem direito junto ao leiloeiro, é só entrar em contato com o responsável pelo leilão, mostrar a documentação do veículo e aí vai ser detalhado o que se pagou e o que sobrou que será restituído ao proprietário”.
O secretário de Segurança disse que o provável leilão acontecerá em breve. “Eu acredito que depois da reunião de quinta tudo será agilizado, até porque o prefeito tem duas preocupações já que são dois leilões, dos veículos recolhidos ao depósito mais o leilão de veículos inservíveis da prefeitura que estão no Parque de Exposições em Albuquerque, que vem causando um problema administrativo, enfeando aquele espaço e o prefeito está sensível a isso e vai querer realizar os dois leilões”, pontuou Da Luz.

Promessa de leilão gera grande procura pelo depósito público

Depois que o jornal O Diário e Diário TV divulgaram matéria sobre veículos recolhidos em ações de fiscalização, envolvidos em acidentes, com pendências passiveis de apreensão e que após 60 dias no depósito estão aptos para serem leiloados, alguns proprietários dos mais de 500 carros e motos que lotam o pátio do depósito em Três Córregos procuraram regularizar a situação do veículo para reavê-lo. Há, no entanto, um interesse grande pelo leilão, já que segundo informou a chefe do depósito, Guarda Municipal De Paula, um grande número de pessoas esteve no local tentando mais informações sobre a realização do certame que ainda não tem previsão para acontecer. Na semana passada, o secretário de Segurança Pública do município, Marco Antônio Da Luz, revelou com exclusividade ao Diário que muito em breve ocorrerá o leilão.

  • DIREITOS AUTORAIS – Não é autorizada a reprodução, mesmo com crédito, de fotos e textos do jornal O Diário de Teresópolis

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE