Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis realiza passeio de observação de aves

‘Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis’ foi tema da atividade

Com intuito de divulgar o programa de Observação de Aves, o Parque Municipal Montanhas de Teresópolis realizou, no último sábado (18), o 1º “Vem Passarinhar nas Montanhas de Teresópolis”. O passeio reuniu 20 pessoas, que percorreram áreas do entorno da unidade de conservação (UC) e a trilha do Jacu, na sede de Santa Rita, no 2º distrito, para conhecer a avifauna da região.

A observação de aves, também conhecida como birdwatching (termo em inglês para Observação de Aves), é uma prática que aumenta a relação com a natureza e permite conhecer mais a rotina das aves e suas curiosidades.

A iniciativa oferece o conhecimento da biodiversidade da UC, promovendo diálogos sobre preservação e gerando o sentimento de proteção. São mais de 300 espécies catalogadas na área do PNMMT, parte dela pode ser encontrada no livro AdmirAves (https://bit.ly/admiraves-pnmmt).

“A observação de aves é uma atividade muito frequente em unidades de conservação, Teresópolis tem uma enorme diversidade de espécies residentes ou migratórias e que observadores de todas as partes do mundo já descobriram há muito tempo. Estamos trabalhando o trade turístico para atender a esta demanda, adequando hotéis, pousadas, guias e meios de transporte, tendo assim um serviço de excelência a um público tão seletivo!”, destacou o guia e subsecretário de Turismo, Henrique Silva.

Nem sempre é possível observar todas as espécies em um mesmo roteiro, já que os hábitos das aves são diferentes, isso inclui desde o horário da observação até o microbioma. E desta vez, foi possível registrar as seguintes espécies: Maria Faceira, Narceja, Garibaldi, Casaco de Coro, Curutiê, Suiriri, Marreco Ananoi, Lavadeira Mascarada, Pitiguari e Arapaçú.

O Biólogo e subchefe do parque, Ricardo Mello, destacou a importância da iniciativa. “O nosso objetivo é trazer visitantes para conhecer um pouco da biodiversidade do parque através das aves e assim também conhecer um pouco da nossa rica Mata Atlântica.”

Uma interação com a natureza onde não é necessário ter o conhecimento técnico sobre as espécies, pode ter o caráter de contemplação, pois são multi chances de encontrar um mundo multicolorido e ‘voante’. “Foi minha primeira experiência na observação de aves, na prática, estava no campo teórico e com certeza vai agregar muito para meu conhecimento,” comentou a bióloga, Jéssica Rodrigues.

A preservação se faz presente para garantir o futuro. Atividades como essa em Teresópolis potencializam ainda mais o Turismo Ecológico, uma das vocações turísticas do município. Cercado por três parques naturais, Teresópolis é um dos melhores lugares do Brasil e do mundo para a realização da Observação de Aves, o cinturão verde tem mais de 90 mil km² de área preservada.

Acompanhe o Instagram do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis @pnm.montanhasdeteresopolis e fique por dentro das atividades realizadas pela unidade.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Menor infrator é apreendido com drogas em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE