No dia 30 de março, a Polícia Civil de Teresópolis doou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social roupas e calçados apreendidos em operação de combate à pirataria desse tipo de mercadoria e sua comercialização na cidade. Calças, camisas, casacos, moletons e tênis falsificados foram doados à SMDS na presença do Prefeito Vinícius Claussen e do delegado titular da 110ª Delegacia de Polícia, Dr. Márcio Dubugras. As peças de roupas e calçados são destinados a pessoas em vulnerabilidade social na cidade, incluindo Pessoas em Situação de Rua (PSR) atendidas e abrigadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo abrigo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Barroso – equipamentos da SMDS que acolhem, protegem e apoiam as PSR.
As peças de vestuário foram doadas pela equipe da secretaria às PSR na última semana, primeiramente no Abrigo Municipal, ,no CRAS Barroso (Rua Pará, 500), coordenado pela assistente social Cristina Martins e onde atualmente estão alojadas 14 pessoas. Logo em seguida, a entrega foi feita para pessoas em situação de rua atendidas pelo CREAS, que fica no bairro de Agriões (Rua Carmela Dutra, 812) e é dirigido pela também assistente social Danielle Afonso.
A finalidade constitucional dos CREAS é proteger, orientar, acolher e dar apoio a Pessoas em Situação de Rua, menores infratores e a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A unidade deve, obrigatoriamente, ofertar o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), podendo realizar outros serviços como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. O CREAS também oferece informações, orientação jurídica, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.