Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran.RJ promove mutirão de carteiras de identidade neste sábado

Dia Internacional da Identidade é uma iniciativa da ONU para combater o sub-registro

Dia Internacional da Identidade é uma iniciativa da ONU para combater o sub-registroCom a intenção de reduzir o número de pessoas que não possuem o documento de identidade, o Detran.RJ vai realizar no próximo sábado, 16 de setembro, no dia em que se celebra o Dia Internacional da Identidade, o ‘Idday’. A ação acontecerá nos postos de atendimento em todo o Estado. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o compromisso em fornecer, até 2030, identidade legal para todos. 

Dados do Documenta Rio, ligado à Secretaria de Assistência Social da prefeitura do Rio, apontam que somente no ano passado 771 pessoas tiraram a carteira de identidade pela primeira vez na Cidade do Rio de Janeiro. Esse ano, entre janeiro e junho, o número de cidadãos que emitiram pela primeira vez o documento já chega a 367. 

Segundo o  IBGE, com base no censo de 2019, há sub-registro em todo o Estado. Os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Lage do Muriaé são os cinco onde há o maior número de pessoas sem a primeira identidade. A capital ocupa a 14ª posição.

Para o presidente do Detran.RJ, Marcus Amim, o ‘Idday’ surge como uma oportunidade de colocar o departamento em um lugar de vanguarda, já que é o único Detran que emite identidade civil no país. 

“Através do serviço de emissão de carteiras de identidade civil, por seu caráter  social, vamos facilitar o acesso à documentação civil, que é um direito essencial do cidadão. Assumimos o compromisso de sermos aliados no combate ao sub-registro”, disse.

Para tirar a identidade será necessário agendar previamente entre os dias 13 e 15 de setembro pelo site do Detran.RJ (www.detran.rj.gov.br) ou pelo tele atendimento, nos números 21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042, sempre das 6h às 21h. Serão disponibilizadas 1.950 vagas para emitir o documento. No dia do mutirão da identidade é necessário levar  a certidão de nascimento e o CPF. O atendimento será realizado entre às 8h e 16h.

A intenção do Detran.RJ, segundo o diretor de Identificação Civil do Detran.RJ,  Pedro Thompson, é promover atividades e ações que incentivem o cidadão a procurar os postos.

“É um orgulho participarmos dessa iniciativa. O departamento está empenhado em contribuir para a redução do sub-registro civil da população brasileira e seguiremos desenvolvendo ações para cada vez mais promovermos acessos à identificação legal”.

Detran.RJ já emite identidade para recém nascidos em 15 maternidades do Estado

Ainda com o objetivo de combater e erradicar o sub-registro civil de nascimento no Estado, o Detran.RJ voltou a emitir em abril do ano passado nas maternidades as carteiras de identidade para recém nascidos. A Maternidade Maria Amélia, no Centro do Rio, foi a primeira unidade que retomou o serviço desde que foi paralisado devido à pandemia.  Hoje 15 maternidades possuem postos que emitem o documento. Até julho deste ano, desde que o serviço foi retomado, foram emitidas 10.172 carteiras de identidade, sendo que deste total estavam 60 mães e 37 pais que tiraram a primeira via do documento.

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE