Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Onda de calor aquece as vendas de microempreendedores em Teresópolis

Fenômeno é comum nessa época do ano, mas está mais intenso em 2023. Veja dicas de como se proteger

Isla Gomes

O fim de semana foi de calor intenso e nesta semana que se inicia, do dia 13 ao dia 18 de novembro, também não teremos trégua do calorão. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que diz que as altas temperaturas seguem ao longo desses dias com incidências de pontos do país chagando em temperaturas acima dos 40°C, e no município de Teresópolis não é diferente, seguiremos esta semana inteira com termômetros na faixa de 35/36 graus. O forno em que estamos é resultado de uma forte onda de calor, o fenômeno é comum nesta época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificado pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño, fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Para o comércio de Teresópolis é a chance dos pequenos empreendedores alavancarem as vendas. Foto: Isla Gomes/Diário

Para o comércio de Teresópolis é a chance dos pequenos empreendedores se destacarem e alavancarem as vendas com produtos que refresquem a população, como é o caso do Oliveira Lourenço dos Santos, popularmente conhecido como “Seu Merico”, que há anos segue firme e forte vendendo seus picolés na Praça da Matriz de Santa Teresa e em suas redondezas. “As vendas estão maravilhosas, graças a Deus, antes desse calor as vendas estavam fracas, mas agora deu uma boa movimentada, fico muito feliz com isso”, relata o simpático vendedor.

“Nós estávamos esperando o verão chegar para aproveitar, mas essa onda de calor já antecipou o movimento de clientes”, afirma Leidiane. Foto: Isla Gomes/Diário

Água de coco
Outra fonte de refresco e hidratação é a água de coco, que é muito indicada nas altas temperaturas, pois, auxilia na reposição de sais minerais que o corpo elimina com o suor durante a transpiração. Mais uma microempreendedora que está trabalhando a todo vapor nos conta que essa onda de calor é como um verão antecipado para as vendas. “Nós estávamos esperando o verão chegar para aproveitar para alavancar as vendas, mas essa onda de calor já antecipou o movimento e atraiu muitos clientes, está todo mundo nos procurando para se hidratar, pois, melhor do que uma água de coco nesse calorão”, declara a vendedora Leidiane da Silva.

Dicas de proteção

  • Aumentar o consumo de água
  • Usar protetor solar
  • Evitar a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas
  • Usar chapéus e óculos escuros
  • Proteger as crianças com chapéu de abas
  • Usar roupas leves e que não retêm calor
  • Diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados
  • Consumir alimentos leves, como frutas e verduras
  • Proteger os animais de estimação da exposição e aumentar a hidratação


Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE