Wanderley Peres
Um ano depois de chegar a Teresópolis, em 6 de dezembro de 2022, o serviço Castramóvel foi colocado à disposição do público nesta quarta-feira, 6, correndo o prefeito ao bairro do Meudon para a inauguração da unidade móvel de castração. Até sexta-feira a equipe da COPBEA estará realizando o cadastro para a castração de 8h a 16h. O tutor que deseja castrar seu pet deve levar comprovante de inclusão do Cadastro Único, comprovante de residência, RG e CPF. Para a realização do procedimento, a equipe entrará em contato através do número de contato informado no ato do cadastramento. Segundo a Prefeitura, os próximos bairros a serem atendidos serão Fonte Santa, Quinta Lebrão e São Pedro.
Além do Prefeito e da Secretária Clarissa Rippel, estiveram presentes outros secretários municipais, o Coordenador da COPBEA Jackson Muci e os vereadores Paulinho Nogueira, Teco Despachante e André do Gás, todos conhecendo a equipe veterinária responsável pelas castrações.
“Com o castramóvel nós realizaremos em torno de 100 castrações por mês e vamos rodar pelos bairros da cidade, sempre fazendo o recorte social para atender as famílias que estão no Cadastro Único. Entendemos que incentivar as castrações é um serviço de saúde pública e por isso queremos garantir esse serviço para toda a população, principalmente para aqueles que não podem pagar pelo procedimento”, disse o prefeito, explicando a secretária de saúde como funcionará o atendimento da unidade móvel. “O castramóvel passará pelos bairros de acordo com a demanda de cada local. Nós já temos um mapa de demanda, feito a partir do nosso Censo Animal, onde já temos mais de 1.200 animais cadastrados e que nos mostra quais bairros possuem a maior demanda por castração. O Meudon lidera esse ranking e por isso iniciamos as atividades aqui e assim seguiremos para os próximos bairros, respeitando essa lista de demandas”.