Isla Gomes
Nesta sexta-feira (02), Teresópolis recebeu o programa “RJ para Todos” na Praça Nossa Senhora Aparecida, Rua Palmira Maria de Oliveira, a rua do Cemusa, no bairro de São Pedro. O programa contou com a oferta de vários serviços gratuitos de acolhimento social, documentação básica, saúde, autoestima e inclusão no mercado de trabalho. Contando com a participação da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, a ação social ocorreu das 13h às 17h, com emissão de carteira de identidade; isenção para certidões de nascimento, casamento e óbito; habilitação para casamento; carteira de trabalho digital e balcão de empregos e orientações sobre direitos do consumidor. Para os atendimentos, os interessados deverão apresentar documento de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento original.
Em entrevista ao Diário, o Assessor Especial do Governo do Estado do RJ, Alex Castellar, salientou a importância do programa e o quão essencial é que ações como essa estejam à disposição do povo. “Nós estamos no coração da cidade, no bairro de São Pedro, que é o mais populoso de Teresópolis e sendo assim carece de muitos serviços. Portanto, é exatamente isso que o Governo do Estado está fazendo neste dia. Então, essa é uma oportunidade para todos que precisavam de serviços como: tirar a segunda via de um documento, casar, se candidatar para um emprego e até mesmo serviços básicos de estética e saúde. Estou muito feliz de poder estar aqui e quero ressaltar que o Governo do Estado quando vai até a sociedade cumpre um papel importante, e esse deve ser sempre o papel de quem atua na vida pública, que é estar à disposição do povo”, pontua.
Gustavo Simas, secretário municipal de Trabalho, pontuou que o fato da ação ter sido realizada no bairro São Pedro aproxima os serviços de quem mais precisa. “Aproximar o Governo do Estado e o Governo Municipal até a porta das pessoas é fundamental. Se a gente cria um evento como esse, é para atender pessoas que realmente necessitem dos serviços, ou seja, se eu colocasse o programa na Praça Olímpica, isso criaria um distanciamento do povo, pois, muitas das vezes a família não terá o custo necessário da passagem, para o deslocamento. Portanto, eu fico muito feliz do Governo Municipal e do Governo do Estado, entenderem essa proposta de levar a ação para mais perto do povo, colocando dentro da comunidade, acho que esse foi um dos maiores ganhos”, conclui o secretário.
Depoimento
O senhor Anísio Siqueira da Silva, é morador do bairro São Pedro, no momento da reportagem estava na fila do corte de cabelo. “Eu vim para cortar o cabelo, vim aqui só para esse serviço. Eu acho esse programa muito legal, ele ajuda muitas pessoas, poderia ter mais vezes”, relata. Ao final do evento, foi realizado um show gospel com o cantor Samuel Messias.