Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a reforma do Hemonúcleo de Teresópolis

Doadores devem procurar posto de atendimento no Hospital São José

Tiveram início nesta segunda-feira, 18, com previsão de até seis meses de duração, as obras de reforma geral do Hemonúcleo de Teresópolis. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, e pela subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Aragão, o prefeito Vinicius Claussen esteve no local e percorreu todos os ambientes, conferindo detalhes do projeto com o engenheiro civil Wályson Moura, responsável técnico da empresa contratada pela prefeitura, por meio de licitação. Durante a obra, a coleta de sangue será feita na Unidade de Hematologia do Hospital São José (HSJ), localizado na Rua Judith Maurício de Paula, 135, no Alto. “O Hemonúcleo é uma estrutura de saúde que existe há 19 anos no município e precisava passar por uma modernização, principalmente no que tange à biossegurança da área de trabalho dos profissionais do setor. Teresópolis está investindo na melhoria das estruturas de saúde para que possamos vencer todos os desafios e oferecer serviços de qualidade a todos os cidadãos”, assinalou Vinicius Claussen.
Os recursos do Ministério da Saúde, através de projeto de emenda parlamentar no valor de R$ 223.138,99, foram liberados e fiscalizados pela Caixa Econômica Federal. “Esse é um projeto antigo, pois o Hemonúcleo precisa de adequações às normas sanitárias vigentes. Serão feitas obras nos espaços de triagem e dos doadores, nas salas de processa mento de sangue e hemoderivados, e a unidade receberá equipamentos e gerador novos”, relatou o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos. A humanização do atendimento é outro ponto que será garantido pela reforma. “As adequações vão atender as resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), humanizando o atendimento do doador de sangue e o trabalho dos profissionais de saúde. Doar sangue é vida e essa humanização é essencial”, pontuou a subsecretária Patrícia Aragão.
Inaugurado em 2001 em espaço anexo ao Centro de Saúde da Várzea (Rua Francisco Sá, 299) e com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atende o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.

Doação de sangue no HSJ
Devido ao início das obras de reforma do Hemonúcleo Municipal, o atendimento para coleta de sangue será feito na Unidade de Hematologia no Hospital São José (Rua Judith Maurício de Paula, 135, Alto). Para a doação não há necessidade de agendamento. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto feriados). O telefone para informações é (21) 97142-1063.

Para doar sangue é necessário
– Estar bem de saúde; – Ter entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos; –  Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais; – O limite de idade para a primeira doação é 60 anos; quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto; – Ter feito uma refeição leve, não ter consumido gordura nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes; – Uso de medicamentos e vacinas e ter sido submetido a cirurgias podem tornar o doado inapto; – Após 30 dias sem sintomas de COVID-19, o doador estará apto a doar.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

AÇÃO DA PCERJ, PM E MP: Três presos em operação de combate ao tráfico no interior

Skatista de apenas 10 anos vai representar Teresópolis em competição nacional

Dinheiro da Educação foi usado para comprar diversos outros imóveis

Governo estadual altera regras para o e-commerce

SEDCON e PROCON-RJ divulgam monitoramento de preços da Black Friday

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE