Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Valor cobrado a mais nas contas da água será devolvido, garante Vinícius

Arranjo do prefeito com a Imperatriz prevê devolução em crédito nas contas a partir do mês de abril

Wanderley Peres

A Prefeitura publicou nesta terça-feira, 27, em sua página oficial de internet, que a partir do mês de maio, as contas de água da Imperatriz passarão a vir com o valor de tarifa cobrado pela Cedae, com 50% de desconto, e ainda os 10% de abatimento na tarifa, conforme prevê o contrato de concessão. A decisão do imbróglio que deixou os consumidores injuriados ocorreu nesta segunda-feira, 26, em reunião de conciliação presidida pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro, Agenersa, com representantes da Prefeitura de Teresópolis e da empresa Águas da Imperatriz, quando teria sido decidido que a tarifa de consumo comercial até 10 mil litros, passa a ser a metade do que vem sendo cobrado desde o dia 6 de janeiro, início da atual concessão.

Clientes terão que “se cadastrar” para conseguir o desconto, informa confusa Nota da Prefeitura

Dessa forma, se conclui, a conta comercial será de 150,21, para o consumo de até 10 mil litros, desde que o cliente esteja em dia com as quatro contas da Imperatriz, dos meses de janeiro, que tivemos duas contas pela Imperatriz além da conta da Cedae, e de fevereiro e março. Quem gastar a partir de 10 mil e 1 litros a 20 mil pagaria, então, 302,40, perdendo o desconto, e quem gastar mais de 20 mil litros paga a litragem conforme a tabela praticada pela Cedae, com os 10% de abatimento na conta.

A vontade do prefeito, que mandou o procurador-geral Palatinic como emissário para a reunião entre a Imperatriz e a Prefeitura, teria ocorrido na sede da Agenersa. Sem release à imprensa nem fotografias, uma publicação no site da Prefeitura deu conta da notícia, que é bastante confusa e não mostra a minuta da reunião, pouco explicando, e ainda mais confundindo.

Em suma, ao que parece, o governo municipal diz que “a partir da fatura de abril, com vencimento para o mês de maio, os pequenos comércios de Teresópolis com consumo médio mensal de até 10m³ passam a ter desconto de 50%, nos mesmos termos em que era praticado pela concessionária anterior”. Mas, informa que o desconto só será dado àqueles “que estejam adimplentes com suas contas de água. Ou seja, que tenha quitado as duas contas de janeiro, e as contas de fevereiro e março.

Diz ainda que os “contribuintes que se enquadram nos critérios de desconto especial para comércio de pequeno porte podem entrar em contato com a Águas da Imperatriz para atualizar o seu cadastro” e que o “pequeno comerciante que até o momento pagou suas contas sem o desconto poderá solicitar o crédito, desde que comprove se enquadrar nos critérios de desconto especial”. Ou seja, a Imperatriz vai devolver o que cobrou a mais nas três contas de janeiro e fevereiro e na conta de março, porque só a de abril, a vencer em maio, virá com o desconto impresso.

Mas, se a conta é comercial e estava sendo cobrada a R$ 300,42 e a decisão é pela concessão dos 50% de desconto sobre os 330 que a Cedae cobrava e os 10% de abatimento que o contrato manda a Imperatriz praticar, porque se “atualizar” o cadastro? Localizada na Avenida Feliciano Sodré, 1014, na Várzea, a loja de atendimento presencial funciona das 9h às 17h, a empresa terá condições de atender à demanda os cerca de 23 mil cadastrados como usuários de tarifa comercial ou o cadastramento poderá ser feito, também, pelos demais canais de atendimento da companhia, que são o telefone (21) 97211-8064 (WhatsApp) e o 0800 773 1056?.

E como será a devolução do dinheiro pago a mais nas primeiras quatro contas, que significam valores superiores às três próximas contas seguintes à de abril, as contas de maio, junho e julho. Vai ser devolvido em prestações ou as contas dos meses de maio em diante virão zeradas até acabar o crédito?

Depois de confundir o teresopolitano, criando um clima de terror no usuário do serviço, a solução regulada é tão confusa que sua explicação parece mais uma confusão. Segue a íntegra do que a Prefeitura informou.

O QUE PUBLICOU A PREFEITURA EM SEU SITE

A partir da fatura de abril, com vencimento para o mês de maio, os pequenos comércios de Teresópolis com consumo médio mensal de até 10m³ passam a ter desconto de 50%, nos mesmos termos em que era praticado pela concessionária anterior. Isso desde que estejam adimplentes com suas contas de água.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 26/02, em reunião de conciliação presidida pela AGENERSA (Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro) com representantes da Prefeitura de Teresópolis e da empresa Águas da Imperatriz.

Além desse desconto, os pequenos comerciantes e todos os usuários do município têm garantido um abatimento de 10% em suas faturas mensais, conforme previsto no edital de concessão dos serviços de água e esgoto.

São considerados pequenos comerciantes aqueles com imóveis individualizados com acesso direto à rua (não podendo ser condomínios, galerias ou shoppings) e utilizados como comércio de pequeno porte de consumo, e que estejam cadastrados, exclusivamente, como uma ligação com uma economia comercial hidrometrada.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO E SOLICITAÇÃO DE CRÉDITO

Contribuintes que se enquadram nos critérios de desconto especial para comércio de pequeno porte podem entrar em contato com a Águas da Imperatriz para atualizar o seu cadastro.

Já o pequeno comerciante que até o momento pagou suas contas sem o desconto poderá solicitar o crédito, desde que comprove se enquadrar nos critérios de desconto especial.

Localizada na Avenida Feliciano Sodré, 1014, na Várzea, a loja de atendimento presencial funciona das 9h às 17h. Outros canais de atendimento são o telefone (21) 97211-8064 (WhatsApp) e o 0800 773 1056.

Edição 19/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Papa Francisco morre aos 88 anos

Teresópolis Shopping terá ‘sala vip de cinema’ e novas lojas

Secretaria de Educação faz vistoria em Creche Municipal após vestígios de roedores

Cicloviagem pelas rodovias BR-495 e BR-040

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE