Isla Gomes
Cinco alunos da Universidade Estácio Teresópolis conquistaram o segundo lugar em evento de Arquitetura renomado no Rio de Janeiro. Na segunda edição da Imersão Solares, o desafio foi produzir estudos projetuais para equipamentos comunitários de suporte à Habitação de Interesse Social, em um imóvel preservado no Centro do Rio de Janeiro. A equipe, formada por estudantes do 5° e 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio Teresópolis, obteve o segundo lugar, no evento promovido pelo CAU/RJ (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Carlos Heitor Barroso, Miguel Junior, Yan Martins, Maria Luiza Rocha e Larissa Dallatorre foram selecionados e inscritos pela coordenadora do curso, Eclea Persigo Morais, a partir do edital lançado pelo CAU/RJ. O projeto da equipe uniu técnicas sustentáveis e de acessibilidade, utilizando uma metodologia híbrida que combinou softwares, renderização e desenho à mão livre.
Em entrevista ao Diário, Eclea destaca o orgulho que essa conquista trouxe para todos da equipe. “Os alunos da nossa unidade Estácio participaram da premiação concorrendo com alunos de diversas universidades, tanto públicas quanto privadas. Nós, que somos profissionais de ensino de Teresópolis, estamos muito felizes e nos sentindo privilegiados com essa conquista deles. Vale ressaltar que, eles concorreram com alguns alunos já formados, ou seja, essa conquista do segundo lugar é motivo de muito orgulho para todos nós. Eu sempre busquei incentiva-los e trazê-los para perto, para viver esse ambiente acadêmico de forma plena. Acho que tudo isso fez muita diferença no desempenho deles. O maior segredo é fazer o que ama e levar o potencial para fora da cidade, esse é o diferencial”, salienta a coordenadora.
Estudantes premiados
O jovem Carlos Heitor Barroso é estudante de Arquitetura e Urbanismo. Além de se dedicar ao seu curso, Carlos também é monitor na Estácio e ajuda em projetos voltados para a população de Teresópolis. Ele conta como foi sua experiência sendo destaque na premiação. “Durante uma semana ficamos produzindo o trabalho de Arquitetura no Rio de Janeiro, que nos concedeu o segundo lugar na premiação. Era um trabalho muito grande e em pouco tempo, então ficamos dormindo no mesmo apartamento para que a nossa dedicação fosse total. Essa foi a segunda vez que participei da competição, da primeira vez eu não havia conseguido alcançar um resultado bom, mas não desanimei e foquei nas próximas oportunidades. Ter tido um desempenho bom e ter chegado ao segundo lugar dessa vez na competição foi uma conquista enorme. Todo o grupo estava muito dedicado em ganhar, fizemos a divisão do que cada um faria e nossa união fez toda a diferença”, conta.
Miguel Junior também faz parte do grupo de destaque. Aos 24 anos, o estudante já usa seus conhecimentos ao trabalhar com seu pai, em uma pequena construtora. “Foi uma conquista muito importante. Estando tão perto de me formar e chegar próximo de ganhar um evento do próprio CAU/RJ significa muito. Competimos com pessoas formadas e faculdades de renome, ficar em segundo lugar foi incrível. O ensino da Estácio nos deu uma base para alcançarmos um bom desempenho, contamos com professores excelentes e com a coordenadora Eclea, que é maravilhosa”, relata.
Recado
Miguel dá um recado para todos os estudantes que, assim como ele, almejam trazer orgulho para a família e para a cidade, engrandecendo o município com conquistas acadêmicas notáveis. “Acho que o mais importante é ter foco em tudo que nos propormos a fazer. Independente da faculdade ou do curso escolhido, a dedicação é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Foco e disciplina são as ‘palavras-chaves’ para conseguir bons resultados”, conclui.