Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Quiosque das Lendas recebe limpeza e plantio de árvores

Importante atrativo histórico segue abandonado e com vista obstruída por antena

Conhecido como “mirante da Granja Guarani”, o Quiosque das Lendas remete ao romance O Guarani, de José de Alencar, que escreveu seu livro tendo como pano de fundo a Serra dos Órgãos, de onde desliza um fio d’água que se dirige ao norte, e engrossado com os mananciais, que recebe no seu curso de dez léguas, torna-se rio caudal”. Trata-se de um mirante, uma construção concebida para os visitantes mirarem as belezas dispostas pela natureza a partir de mobiliário urbano que é parte do patrimônio artístico e cultural do município e recheado de azulejos históricos. Porém, apesar de tamanha importância ele segue esquecido e mantido por ações populares como a realizada na última quinta-feira (31), pelo coletivo do programa “Atitude Legal”, que promoveu limpeza e outras ações no monumento arquitetônico.

Permitida pelo governo Vinicius Claussen, antena de celular está há três anos atrapalhando a bonita vista do mirante para a Serra dos Órgãos. Foto: Marcello Medeiros


Os ambientalistas fizeram três ações em benefício do Quiosque: plantio de mudas de árvores, faxina e reavivammento do movimento de restauro. Mais do que um mirante, o espaço, embora abandonado pelo desinteresse do estado em restaurá-lo e conservá-lo, obrigação exigida pela Justiça inclusive, é um mirante da Serra dos Órgãos, concebido com esse fim, embora a partir dele possam ser observados, também, o bairro do Alto e parte da cidade.
Mas, quando se fala na principal função do abandonado monumento, o mirante, ela está parcialmente prejudicada desde de 2021, quando o governo Vinicius Claussen permitiu a instalação de uma antena repetidora de sinal para telefone celular no ângulo que se avistava, de maneira majestosa, formações como Nariz e Verruga do Frade. Na ocasião, o Presidente da Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis, o deputado estadual Carlos Minc, encaminhou ofício ao diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural cobrando do órgão estadual providências sobre a instalação de tal antena em flagrante prejuízo aos interesses turísticos do município e da sua cultura e história, daí a importância de seu tombamento e cuidado. “O interesse do Mirante das Lendas ao patrimônio histórico vai além da sua arquitetura, em sendo um mirante, a visão que dele se descortina está igualmente protegida pelo tombamento”, afirmou o deputado. Porém, nada mudou até hoje.

Construído para ser o mirante da Serra dos Órgãos, o “Quiosque das Lendas” é a atração principal de bairro Granja Guarani, tematizado no romance de José de Alencar e sua obra “O Guarani”, romance de 1857. Foto: Marcello Medeiros

Mais sobre o Quiosque
Construído para ser o mirante da Serra dos Órgãos, o “Quiosque das Lendas” é a atração principal de bairro Granja Guarani, tematizado no romance de José de Alencar e sua obra “O Guarani”, romance de 1857 que poucos sabem, foi ambientado às margens do nosso rio Paquequer. O Quiosque das Lendas é muito mais do que parece. O rio Paquequer, o bairro “indígena” Granja Guarani… Teresópolis é muito mais do que parece, para alguns, inclusive autoridades que deveriam ser mais atentas às suas obrigações. A quase centenária construção em estilo colonial é de autoria do engenheiro Carlos Nioac e tem azulejos de Jorge Colaço.


Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Regras do Pix mudam a partir de novembro

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Morte de motociclista no trânsito comove os teresopolitanos

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE