Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Quiosque das Lendas recebe limpeza e plantio de árvores

Importante atrativo histórico segue abandonado e com vista obstruída por antena

Conhecido como “mirante da Granja Guarani”, o Quiosque das Lendas remete ao romance O Guarani, de José de Alencar, que escreveu seu livro tendo como pano de fundo a Serra dos Órgãos, de onde desliza um fio d’água que se dirige ao norte, e engrossado com os mananciais, que recebe no seu curso de dez léguas, torna-se rio caudal”. Trata-se de um mirante, uma construção concebida para os visitantes mirarem as belezas dispostas pela natureza a partir de mobiliário urbano que é parte do patrimônio artístico e cultural do município e recheado de azulejos históricos. Porém, apesar de tamanha importância ele segue esquecido e mantido por ações populares como a realizada na última quinta-feira (31), pelo coletivo do programa “Atitude Legal”, que promoveu limpeza e outras ações no monumento arquitetônico.

Permitida pelo governo Vinicius Claussen, antena de celular está há três anos atrapalhando a bonita vista do mirante para a Serra dos Órgãos. Foto: Marcello Medeiros


Os ambientalistas fizeram três ações em benefício do Quiosque: plantio de mudas de árvores, faxina e reavivammento do movimento de restauro. Mais do que um mirante, o espaço, embora abandonado pelo desinteresse do estado em restaurá-lo e conservá-lo, obrigação exigida pela Justiça inclusive, é um mirante da Serra dos Órgãos, concebido com esse fim, embora a partir dele possam ser observados, também, o bairro do Alto e parte da cidade.
Mas, quando se fala na principal função do abandonado monumento, o mirante, ela está parcialmente prejudicada desde de 2021, quando o governo Vinicius Claussen permitiu a instalação de uma antena repetidora de sinal para telefone celular no ângulo que se avistava, de maneira majestosa, formações como Nariz e Verruga do Frade. Na ocasião, o Presidente da Comissão de Representação para Acompanhar o Cumprimento das Leis, o deputado estadual Carlos Minc, encaminhou ofício ao diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural cobrando do órgão estadual providências sobre a instalação de tal antena em flagrante prejuízo aos interesses turísticos do município e da sua cultura e história, daí a importância de seu tombamento e cuidado. “O interesse do Mirante das Lendas ao patrimônio histórico vai além da sua arquitetura, em sendo um mirante, a visão que dele se descortina está igualmente protegida pelo tombamento”, afirmou o deputado. Porém, nada mudou até hoje.

Construído para ser o mirante da Serra dos Órgãos, o “Quiosque das Lendas” é a atração principal de bairro Granja Guarani, tematizado no romance de José de Alencar e sua obra “O Guarani”, romance de 1857. Foto: Marcello Medeiros

Mais sobre o Quiosque
Construído para ser o mirante da Serra dos Órgãos, o “Quiosque das Lendas” é a atração principal de bairro Granja Guarani, tematizado no romance de José de Alencar e sua obra “O Guarani”, romance de 1857 que poucos sabem, foi ambientado às margens do nosso rio Paquequer. O Quiosque das Lendas é muito mais do que parece. O rio Paquequer, o bairro “indígena” Granja Guarani… Teresópolis é muito mais do que parece, para alguns, inclusive autoridades que deveriam ser mais atentas às suas obrigações. A quase centenária construção em estilo colonial é de autoria do engenheiro Carlos Nioac e tem azulejos de Jorge Colaço.


Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

Teresópolis recebe espetáculo “A Pequena Sereia no Teatro”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE