No dia 10 de julho, foi celebrado o Dia da Pizza e é impossível não pensar nas inúmeras variações desse prato tão amado. Desde a clássica margherita até as opções mais sofisticadas, a pizza conquista corações pelo mundo. Mas e aqueles que possuem necessidades dietéticas específicas? Será que também podem desfrutar dessa delícia? Para responder a essa pergunta, a nutricionista Juliana da Rocha Moreira, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Petrópolis, compartilhou algumas dicas valiosas sobre como adaptar pizzas para diferentes dietas, garantindo sabor e saúde na mesma mordida.
“De forma geral, as pizzas são fontes de carboidratos (massa) e gordura (recheio). No entanto, dependendo do sabor da pizza e da composição da massa, ela pode se tornar uma opção mais saudável e até menos calórica”, explica Juliana. A nutricionista destaca que optar por um recheio proteico, como frango, ovo ou sardinha, aumenta a qualidade nutricional da preparação e ajuda a dar saciedade. “A escolha da composição da massa e do recheio cria uma gama de possibilidades que pode ser um sucesso ou uma tragédia do ponto de vista nutricional. O desafio da Nutrição, no âmbito geral, é proporcionar alimentação saudável e palatável (saborosa). Então, a boa notícia é que é possível comer uma pizza sem sair da dieta. É importante lembrar que a quantidade consumida deve ser ajustada individualmente”, ressalta.
Para dietas com baixo teor de carboidratos, Juliana sugere opções como massa de couve-flor ou farinha de amêndoa com aveia. “No caso de pizza vegana, além das opções de massa já citadas, pode-se usar massa de batata-doce e abóbora. Estas opções também podem fazer parte do cardápio de pessoas que retiraram o glúten da alimentação, com a exceção da aveia, que pode conter traços de glúten”, orienta.
Juliana também recomenda usar molho de tomate caseiro sem aditivos e conservantes como a melhor opção. “Sobre o recheio, abuse de alimentos saudáveis. Para pizzas com baixo teor de carboidratos, use frango, ovo, carne desfiada, camarão, entre outros. O queijo amarelo não é um problema nesta estratégia alimentar, mas não abuse”, aconselha.
No Dia da Pizza, é importante lembrar que esse prato pode ser tão versátil quanto a nossa criatividade permitir. Com as dicas da nutricionista Juliana da Rocha Moreira, todos podem celebrar essa data com uma pizza adaptada às suas necessidades e preferências, sem abrir mão do sabor e da diversão.
Receita: Pizza de brócolis (8 pedaços)
Ingredientes
- 1200g de couve-flor
- 200g de queijo parmesão ralado
- 1 ovo
Modo de preparo
- Triturar a couve-flor crua em um liquidificador ou processador de alimentos;
- Misturar a couve-flor triturada com o queijo ralado até obter uma mistura homogênea;
- Espalhar a mistura sobre uma forma untada com manteiga, azeite ou banha e levar ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos;
- Retirar do forno, rechear e levar novamente ao forno até que o recheio esteja no ponto desejado;
- Retirar, esperar esfriar e servir.