Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

CBMERJ forma nova turma de “Especialistas em Produtos Perigosos”

Formação da 17ª equipe ocorreu com simulado prático no grupamento especializado

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na segunda-feira (11), a formatura da 17ª turma do Curso de Operações com Produtos Perigosos. O evento aconteceu no Grupamento de Operações com Produtos Perigosos, em Duque de Caxias, e contou com a participação dos formandos e autoridades da Corporação. Durante a cerimônia, os 16 novos especialistas realizaram um exercício simulado, demonstrando parte das técnicas e conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A atividade prática teve como objetivo apresentar ao público os procedimentos e as habilidades necessárias para a atuação em ocorrências envolvendo produtos perigosos.

O curso é destinado a capacitar militares do CBMERJ e de outras instituições para responder a emergências com produtos perigosos. Os participantes são treinados para identificar, prevenir, conter e eliminar riscos relacionados a substâncias potencialmente nocivas, garantindo um atendimento especializado a esse tipo de ocorrência. Além de incidentes nas estradas, o curso também abrange situações de emergência em áreas industriais. A capacitação inclui técnicas de contenção de poluição acidental, proteção ambiental e resposta a diversos tipos de materiais perigosos.

Os formandos recebem treinamento específico para atuar em emergências com gases, líquidos e sólidos inflamáveis, bem como em ocorrências envolvendo materiais explosivos, tóxicos e corrosivos. As disciplinas de radioatividade e toxicologia integram a grade, qualificando os militares para diferentes tipos de ameaças. “Com essa formação, o CBMERJ busca manter-se na vanguarda da defesa do cidadão e na segurança de seus profissionais, garantindo que todos estejam preparados para enfrentar cenários complexos e proteger a população e o meio ambiente”, informa a corporação.

Compartilhe:

Teresópolis 27/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bairro do Alto poderá ter novos prédios com até 20 andares

Estudo inédito mapeia mamíferos encontrados no Parque Montanhas de Teresópolis

Concurso da Prefeitura: ajustes finais para a liberação do edital

Deputado vai à Justiça para derrubar “gratificação faroeste” no Rio

Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE