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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Definido o horário especial de funcionamento do comércio para o Natal

Jornada estendida começa na próxima segunda-feira e segue até o dia 24 com expectativa alta de vendas e promoções

Lara Benevenuti *

O Natal é, historicamente, a data mais aguardada pelo varejo brasileiro. Mais do que uma celebração, o período natalino movimenta a economia, impulsiona empregos temporários e representa uma parcela significativa do faturamento anual de muitas empresas, especialmente no comércio e no setor de serviços. Com a chegada de dezembro, o espírito natalino já toma conta das cidades, e o comércio teresopolitano se prepara para um dos períodos mais movimentados do ano. Este Natal promete aquecer as vendas e trazer otimismo ao setor varejista, que projeta um crescimento significativo nas vendas em comparação aos últimos anos.
Como ocorre tradicionalmente já há alguns anos, tem início na próxima segunda-feira, 09, e segue até o dia 24, véspera de Natal, o horário diferenciado dos estabelecimentos comerciais para permitir que os teresopolitanos tenham mais tempo para as compras de fim de ano. A ampliação do período de funcionamento, incluindo abertura em dois domingos, foi definida em acordo entre os sindicatos dos Comerciários e dos Empregados no Comércio, ficando acertada também a compensação para aqueles que forem escalados para cumprir a carga horária ampliada.

Observadas as regras próprias para o comércio em shopping centers, farmácias e gêneros alimentícios, está autorizado o trabalho no mês de dezembro para os comerciários em geral das 9h às 22h. Para a véspera de Natal o horário será reduzido tendo o funcionamento das 9h às 20h. Também poderá haver trabalho nos domingos 15 e 22 de dezembro das 9h às 18h30. O funcionário que trabalhar aos domingos terá folgas compensatórias em janeiro. “O colaborador que trabalhar nos dias 15 e 22 de dezembro, farão jus de uma folga compensatória em janeiro. Então trabalhou um domingo ele faz jus a uma folga, trabalhou os dois domingos, ele faz jus a duas folgas”, afirma Igor Edelstein, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresópolis.

Mais comissão
O período que é bastante prazeroso e de muito lucro com as comissões também leva os trabalhadores à exaustão, e para amenizar esse período tão corrido e cansativo, e deixar a data mais leve para todos, será concedido pelo empregador um lanche diário aos colaboradores no estabelecimento durante o horário estendido de trabalho no mês de dezembro. “A gente pede ao empresariado que capriche no lanche, é muito importante que seja caprichado para que o Natal seja bom pra todo mundo”, fala Igor.

Aquecimento do comércio
De acordo com o presidente da CDL, os lojistas esperam um aumento de até 15% no volume de vendas em relação ao Natal de 2023. Entre os produtos mais procurados estão os calçados, roupas e eletrônicos. Um dos maiores fatores que incentiva impulsiona a população ao gastar mais nas compras de final de ano é o pagamento do abono salarial que começou a ser pago em novembro. “O 13°, não só de todo o comércio e indústria incentiva muito, mas o da prefeitura em especial, os funcionários públicos que passaram a ter o abono salarial recebido em dia nos últimos anos vão em peso fazerem as compras de natal, ajudando a incentivar a população a buscar pelos presentes de final de ano”, pontua. Além disso, Igor afirma que os lojistas estão apostando em grandes promoções e vitrines decoradas para atrair o público desde a Black Friday. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o gasto médio do brasileiro com presentes de Natal deve ficar em torno de R$ 250 por pessoa.

Compras online em alta
Embora o comércio físico continue forte, as vendas online também têm seu protagonismo. A praticidade e as ofertas exclusivas do e-commerce têm conquistado cada vez mais consumidores. Segundo estimativas, o setor deve representar cerca de 20% do total das vendas de Natal. A escolha é baseada principalmente nas dicas da pessoa que será presenteada. Mas a publicidade também desempenha um papel importante nesse sentido: 19% dos consumidores levam em consideração anúncios em sites e redes sociais, enquanto 17% tomam nota dos comerciais de televisão. “A gente sempre incentiva e pede, sobretudo para que o teresopolitano, que prestigie o comércio local. Quando a gente compra num e-commerce, com certeza posso te falar, que grande parte dos e-comercies estão em outros estados, o imposto é recolhido em outro estado, então é importante que você compre em Teresópolis. Faça com que o dinheiro, o imposto e a renda fique em nossa cidade”, pede Eldestein.

Dicas para os consumidores
Especialistas recomendam planejamento para evitar gastos excessivos, prevenir problemas futuros e evitar preocupações na hora de ir às compras. Fazer uma lista de presentes, comparar preços e aproveitar promoções são atitudes fundamentais para economizar. Além disso, é importante ficar atento às políticas de troca e ao prazo de entrega para compras, especialmente as online. Se antecipar nas compras também evita a permanência em longas filas e disputas por últimos produtos.

Edição 05/02/2025
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