Luiz Bandeira
Como parte do acordo firmado entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e os antigos proprietários da fábrica Sudamtex, o município de Teresópolis recebeu mais uma área incorporada ao patrimônio público. O terreno, com mais de 200 metros quadrados, tem uma nova rua que permitirá a ligação mais fácil entre a Tenente Luiz Meirelles e a Feliciano Sodré, facilitando o fluxo de veículos entre bairros como São Pedro ou Meudon ao Alto. Para permitir o acesso seguro dessa nova via, será construída uma rotatória ligando o sistema viário nas proximidades do terminal rodoviário José de Carvalho Janotti.
A medida faz parte do ressarcimento por danos ambientais causados durante o período de funcionamento da indústria têxtil. Segundo a Prefeitura, os custos para a construção da rotatória serão arcados pelo município. A nova via, com 1,9 quilômetro de extensão, deve se tornar um importante eixo de mobilidade urbana, ajudando a desafogar o trânsito na região central. “Quem vem do Meudon, Bom Retiro ou do bairro de São Pedro, ao acessar a nova avenida, não precisará mais rodar pela Delfim Moreira. Haverá uma rotatória que vai facilitar o trânsito e integrar o acesso à Avenida Feliciano Sodré”, explicou o prefeito Leonardo Vasconcellos, em entrevista ao apresentador Hélio Carracena, da Diário TV. Ainda não há previsão de quando o trânsito será liberado.

Parque urbano
Além da melhoria na mobilidade, o projeto prevê a criação de um parque fluvial às margens do Rio Paquequer, com áreas de lazer, esporte e convivência. “Será um parque urbano maravilhoso, com pista plana de quase dois quilômetros, academias de ginástica, áreas de leitura, mesas, mirantes e até uma biblioteca de literatura brasileira. Vamos criar ali um verdadeiro boulevard para o teresopolitano aproveitar”, detalhou o prefeito.
De acordo com o MPRJ, já houve o cumprimento parcial das obrigações assumidas pelos antigos proprietários da Sudamtex. Ainda faltam a implantação dos elementos paisagísticos, iluminação, brinquedos e demais mobiliários urbanos — etapas que, segundo a Prefeitura, devem ser concluídas até março do próximo ano.










