Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

O empreendedor e as férias

Para o pequeno empreendedor brasileiro, as férias podem ser um sonho distante. 70% dos entrevistados na pesquisa “O Empreendedor e as Férias”, realizada pelo Sebrae de São Paulo, afirmam tirar férias anuais, mas para 30% essa realidade é um luxo impossível. A pesquisa, que ouviu 1.200 donos de micro e pequenas empresas, revela que 13% nunca tiram férias, enquanto 34% não descansam há mais de três anos.
A rotina do pequeno empreendedor é complexa e multifacetada. Ele não é apenas um gestor que avalia números e busca novas oportunidades, mas também um agente operacional, muitas vezes responsável por diversas tarefas do dia a dia. Dificuldades financeiras, gestão de pessoas, inovação constante e a pressão do mercado são apenas alguns dos desafios que ele enfrenta diariamente.
Organização e antecipação: A maioria dos entrevistados (58%) se organiza para tirar férias, antecipando tarefas e delegando funções aos colaboradores. No entanto, 27% reconhecem que a produção cai em suas ausências e 17% se sentem ansiosos por não acompanharem o andamento das rotinas.
Pausas para a saúde mental: A coordenadora da pesquisa, Carolina Fabris, destaca que os resultados indicam a necessidade de revisão na gestão ou estrutura do negócio, já que pausas são essenciais para a saúde mental e produtividade do empreendedor. Tanto para patrões quanto empregados, é preciso buscar alternativas para que ele possa se desligar do trabalho e recarregar as energias.
As férias também são uma oportunidade para o empreendedor refletir sobre o negócio, identificar oportunidades e planejar o futuro. Janeiro, fevereiro e julho são os meses mais escolhidos para as pausas, coincidindo com as férias escolares e períodos de sazonalidade para alguns setores.
A pesquisa “O Empreendedor e as Férias” foi realizada por e-mail entre 22 de abril e 15 de maio com 1.200 proprietários e proprietárias de micro e pequenas empresas com CNPJ. O estudo foi orientado pelo Sebrae de São Paulo e busca entender os hábitos e desafios dos pequenos empreendedores brasileiros em relação ao descanso e às férias.
As férias são um direito fundamental do trabalhador, inclusive do pequeno empreendedor. É preciso buscar alternativas para que ele possa se desligar do trabalho, cuidar da sua saúde mental e retornar ao negócio com mais energia e foco. A revisão da gestão, a delegação de funções e a busca por soluções tecnológicas podem ser ferramentas importantes para alcançar esse objetivo.

  • Eustáquio Pereira é Contador, com mais de 20 anos de experiência em Teresópolis

Eustáquio Pereira

Tags

Compartilhe:

Outros Artigos
Edição 11/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

Opções gastronômicas para curtir o friozinho em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE