Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Lei cria programa para incentivar o ciclismo de montanha

Teresópolis pode ser beneficiada com ampliação de circuitos e sinalização de trilhas

Marcello Medeiros

O estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar o Programa de Incentivo ao Ciclismo de Montanha nos parques estaduais e nas trilhas localizadas em áreas públicas ao redor. A Lei 8.308/19, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (07). Segundo o texto, deverá ser regulamentada a atividade da prática do ciclismo de montanha, com a criação e sinalização de trilhas e circuitos para a prática da atividade. O texto define que os praticantes do ciclismo devem observar a garantia da preservação ambiental, a segurança, o respeito à sinalização e à manutenção da integridade das trilhas. A iniciativa privada poderá patrocinar circuitos ou trilhas mediante celebração de termos jurídicos pertinentes com o poder público.
Esses circuitos, no entanto, não poderão estar dentro de áreas onde residem comunidades quilombolas, caipiras, caiçaras, caboclas e agricultores. “O ciclismo é uma das melhores e mais completas atividades de lazer e saúde. Esta modalidade esportiva faz bem para o corpo e para a mente. A regulamentação da prática do ciclismo em trilhas nos parques estaduais é um anseio antigo das associações de ciclismo, já que esse esporte na natureza é praticado há muitos anos em diversas trilhas no Rio de Janeiro”, argumentou o parlamentar.

Turma da pedalada
Cercada por três unidades de conservação ambiental, Teresópolis é conhecida como Capital Nacional do Montanhismo. Além do grande número e variedade de formações rochosas, o município tem ainda enorme importância histórica nesse esporte porque foram moradores de Teresópolis os desbravadores da montanha mais famosa e cobiçada do país, o Dedo de Deus, em 08 de abril de 1912. Mas, além das diversas possibilidades de escalada e caminhada, no estilo hikking ou trekking, o município pode se tornar também destaque no ciclismo. Tanto o mountain bike quanto o estilo “road”, com bicicletas conhecidas como speeds, tem grande número de praticantes.
Além disso, o projeto acima prevê, principalmente, incentivos para a sinalização e ampliação de circuitos em unidades de conservação como o Parque Estadual dos Três Picos. O PETP tem boa parte da sua área no município, desde o limítrofe com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nas proximidades do Soberbo, até a divisa do município com Nova Friburgo, em Vieira. Em toda essa grande região já existem diversas possiblidades de roteiros ciclísticos, como a trilha Dominguinhos, que liga a Floresta do Jacarandá, vizinha ao bairro Meudon, a localidade de Prata dos Aredes, na região de Canoas.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conheça as maravilhas da Serra Verde Imperial

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Automóvel utilizando motor roubado é apreendido em Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE