Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abertura da temporada de montanha em Teresópolis

Programação aconteceu na Praça Nilo Peçanha, no Alto

Alegria, diversão, brincadeiras e famílias reunidas marcaram a Abertura da Temporada de Montanha de Teresópolis 2022. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Parnaso, o Parque Estadual dos Três Picos, Polo Gastronômico, Corpo de Bombeiros e o CET (Centro Excursionista Teresopolitano), o evento aconteceu nesta quinta,16, na Praça Nilo Peçanha, no Alto. A programação teve início às 9h e foi até o final da tarde.

Com muitas atividades de lazer e diversão, a programação contou com oficinas de slackline, pescaria ecológica, o pré-lançamento do livro as ‘As Aventuras de Cataozinho’, escrito pelo professor da UERJ, Leandro Souza Moura e apresentação especial da Companhia Orquestral, por Leonardo Pinto, Matheus Pessoa e Matheus Soares apresentando parte da Ópera ‘O Guarani’, de Carlos Gomes.

Na ocasião, também aconteceu a assinatura do Termo ‘Caminhos da Mata Atlântica’. Assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen e o coordenador do projeto, Francisco Motta. Uma parceria para sinalização do trecho do município desse caminho, que abrange mais 4 mil quilômetros de trilhas na Mata Atlântica pelo Brasil, integrando municípios e, consequentemente, estados desde o extremo Sul do país.

Capital do Montanhismo, Teresópolis tem nas montanhas não apenas sua paisagem natural, mas influência na cultura, na produção agrícola, na gastronomia, no clima e nas práticas esportivas que compõem sua identidade cultural e fazem da cidade um dos melhores destinos turísticos, principalmente nessa época do ano.

“Este é um período importante para Teresópolis, que é oficialmente a capital nacional do montanhismo. Somos uma cidade cercada com 3 Parques – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, e trazer as pessoas para o espaço público e desafiar as famílias a curtir esse esporte saudável, conviver com as montanhas, com a fauna/flora e explorar suas diversas trilhas e cumes desfrutando de toda beleza natural e exuberante que a nossa cidade possui é objetivo desejado por todos nós”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen anunciando que brevemente acontecerá a inauguração da Casa do Montanhista, em um lugar privilegiado, próximo ao Parque Nacional.

“Tudo isso faz parte do movimento de resgatar as nossas raízes e fortalecer o pertencimento a nossa Terra. Com todo esse protagonismo turístico, estamos alimentando uma grande cadeia produtiva que gera emprego e renda, contribuindo para destacar ainda mais nossa cidade nesse segmento” concluiu o Prefeito.    

“Capital do Montanhismo, Teresópolis é uma cidade com particularidades impressionantes, o contato com as montanhas e as belezas naturais do município fazem daqui um dos melhores destinos turísticos, especialmente nesse período. Cada cantinho, cada cume desta Serra é impressionante. Para proporcionar esse momento de lazer e entretenimento a todos, preparamos essa programação especial para abertura oficial da Temporada de Montanhismo, com atividades de educação ambiental e esportiva, oficinas e stand cultural.  O dia de hoje celebra o início de uma época muito gostosa aqui em Teresópolis, e agradeço a toda a minha equipe e a todos os parceiros envolvidos por realizarmos este evento”, destacou a Secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi.

“Em nome de toda equipe de Turismo, nosso agradecimento ao Sr. Jacques Ouriques, que cedeu a estátua do Mozart Catão, disponibilizada especialmente para o evento. Esculpida em bronze pelo Liboredo, artista que também fez a estátua da Teresa Cristina, na entrada da cidade. E também ao Parque Nacional e ao Parque Estadual do Três Picos pelas atividades proporcionadas. E claro, como o montanhismo, a escalada e a ecologia são parte da cultura de Teresópolis, não poderia deixar de mencionar a família Mozart Catão. Nosso querido teresopolitano foi um dos dois primeiros brasileiros a conquistar o cume do Monte Everest, apaixonado por alpinismo e outros esportes de adrenalina deixou seu legado em Teresópolis”, finalizou a secretária.

Parceiro do evento, Zé Abelha falou sobre o evento e convidou para conhecer seus produtos. “Sou apicultor e, junto com a minha família, trabalhamos com vários produtos alimentícios à base de mel como, sabonete, álcool em gel, brownie e pão de mel. Tudo de fabricação própria e preparado com muito carinho para este dia especial. Uma tarde ensolarada, animada e com uma programação bem legal para as crianças, os turistas e as nossas famílias. Convido a todos para virem visitar Teresópolis, conhecer todas as nuances e belezas naturais que nossa cidade possui, especialmente nessa época do ano, convidou o Apicultor.

A alta temporada de montanhismo vai de junho a agosto, período em que as condições climáticas são ideais para caminhadas e escaladas. Além do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a cidade conta com outras duas importantes áreas para a atividade: o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

O evento contou com o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Cultura. Também teve o apoio de voluntários, como da instrutora de Yoga e Terapias Integrativas, Cliva Saccani, do massoterapeuta Paulo Raphael e da escritora Andrea Taubman.

CONTINUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

No próximo domingo (19), a partir das 9h, no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, acontece mais uma programação da ATM. Entre as atividades programadas estão Gerenciamento de riscos em atividades verticais, Simulação relacionada a gerenciamento de riscos e orientação no rapel com Corpo de Bombeiros (16 GBM) e Climb Center, Via Ferrata Guiada e Guiamento com o Centro Excursionista Teresopolitano (CET), clube homologado pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

As atividades orientadas têm vagas limitadas. Para participar, é necessário se inscrever para sorteio na página do Parque Municipal no Instagram: pnm.montanhasdeteresopolis. O público também poderá visitar as exposições ‘Montanhas de Teresópolis’ e ‘Fauna de Montanha’ (ao ar livre), além da exposição e venda do livro ‘As Aventuras de Catãozinho’, de Leandro Moura. Artesanato, souvenirs e lanchonete com a participação dos produtores do entorno estão na programação.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 02/07/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Veículo abandonado em via pública é incendiado

Câmara aprova representação contra o prefeito de Teresópolis