Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Abertura da temporada de montanha em Teresópolis

Programação aconteceu na Praça Nilo Peçanha, no Alto

Alegria, diversão, brincadeiras e famílias reunidas marcaram a Abertura da Temporada de Montanha de Teresópolis 2022. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Parnaso, o Parque Estadual dos Três Picos, Polo Gastronômico, Corpo de Bombeiros e o CET (Centro Excursionista Teresopolitano), o evento aconteceu nesta quinta,16, na Praça Nilo Peçanha, no Alto. A programação teve início às 9h e foi até o final da tarde.

Com muitas atividades de lazer e diversão, a programação contou com oficinas de slackline, pescaria ecológica, o pré-lançamento do livro as ‘As Aventuras de Cataozinho’, escrito pelo professor da UERJ, Leandro Souza Moura e apresentação especial da Companhia Orquestral, por Leonardo Pinto, Matheus Pessoa e Matheus Soares apresentando parte da Ópera ‘O Guarani’, de Carlos Gomes.

Na ocasião, também aconteceu a assinatura do Termo ‘Caminhos da Mata Atlântica’. Assinado pelo Prefeito Vinicius Claussen e o coordenador do projeto, Francisco Motta. Uma parceria para sinalização do trecho do município desse caminho, que abrange mais 4 mil quilômetros de trilhas na Mata Atlântica pelo Brasil, integrando municípios e, consequentemente, estados desde o extremo Sul do país.

Capital do Montanhismo, Teresópolis tem nas montanhas não apenas sua paisagem natural, mas influência na cultura, na produção agrícola, na gastronomia, no clima e nas práticas esportivas que compõem sua identidade cultural e fazem da cidade um dos melhores destinos turísticos, principalmente nessa época do ano.

“Este é um período importante para Teresópolis, que é oficialmente a capital nacional do montanhismo. Somos uma cidade cercada com 3 Parques – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, e trazer as pessoas para o espaço público e desafiar as famílias a curtir esse esporte saudável, conviver com as montanhas, com a fauna/flora e explorar suas diversas trilhas e cumes desfrutando de toda beleza natural e exuberante que a nossa cidade possui é objetivo desejado por todos nós”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen anunciando que brevemente acontecerá a inauguração da Casa do Montanhista, em um lugar privilegiado, próximo ao Parque Nacional.

“Tudo isso faz parte do movimento de resgatar as nossas raízes e fortalecer o pertencimento a nossa Terra. Com todo esse protagonismo turístico, estamos alimentando uma grande cadeia produtiva que gera emprego e renda, contribuindo para destacar ainda mais nossa cidade nesse segmento” concluiu o Prefeito.    

“Capital do Montanhismo, Teresópolis é uma cidade com particularidades impressionantes, o contato com as montanhas e as belezas naturais do município fazem daqui um dos melhores destinos turísticos, especialmente nesse período. Cada cantinho, cada cume desta Serra é impressionante. Para proporcionar esse momento de lazer e entretenimento a todos, preparamos essa programação especial para abertura oficial da Temporada de Montanhismo, com atividades de educação ambiental e esportiva, oficinas e stand cultural.  O dia de hoje celebra o início de uma época muito gostosa aqui em Teresópolis, e agradeço a toda a minha equipe e a todos os parceiros envolvidos por realizarmos este evento”, destacou a Secretária de Turismo, Elizabeth Mazzi.

“Em nome de toda equipe de Turismo, nosso agradecimento ao Sr. Jacques Ouriques, que cedeu a estátua do Mozart Catão, disponibilizada especialmente para o evento. Esculpida em bronze pelo Liboredo, artista que também fez a estátua da Teresa Cristina, na entrada da cidade. E também ao Parque Nacional e ao Parque Estadual do Três Picos pelas atividades proporcionadas. E claro, como o montanhismo, a escalada e a ecologia são parte da cultura de Teresópolis, não poderia deixar de mencionar a família Mozart Catão. Nosso querido teresopolitano foi um dos dois primeiros brasileiros a conquistar o cume do Monte Everest, apaixonado por alpinismo e outros esportes de adrenalina deixou seu legado em Teresópolis”, finalizou a secretária.

Parceiro do evento, Zé Abelha falou sobre o evento e convidou para conhecer seus produtos. “Sou apicultor e, junto com a minha família, trabalhamos com vários produtos alimentícios à base de mel como, sabonete, álcool em gel, brownie e pão de mel. Tudo de fabricação própria e preparado com muito carinho para este dia especial. Uma tarde ensolarada, animada e com uma programação bem legal para as crianças, os turistas e as nossas famílias. Convido a todos para virem visitar Teresópolis, conhecer todas as nuances e belezas naturais que nossa cidade possui, especialmente nessa época do ano, convidou o Apicultor.

A alta temporada de montanhismo vai de junho a agosto, período em que as condições climáticas são ideais para caminhadas e escaladas. Além do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a cidade conta com outras duas importantes áreas para a atividade: o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

O evento contou com o apoio das Secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Cultura. Também teve o apoio de voluntários, como da instrutora de Yoga e Terapias Integrativas, Cliva Saccani, do massoterapeuta Paulo Raphael e da escritora Andrea Taubman.

CONTINUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO

No próximo domingo (19), a partir das 9h, no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, acontece mais uma programação da ATM. Entre as atividades programadas estão Gerenciamento de riscos em atividades verticais, Simulação relacionada a gerenciamento de riscos e orientação no rapel com Corpo de Bombeiros (16 GBM) e Climb Center, Via Ferrata Guiada e Guiamento com o Centro Excursionista Teresopolitano (CET), clube homologado pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

As atividades orientadas têm vagas limitadas. Para participar, é necessário se inscrever para sorteio na página do Parque Municipal no Instagram: pnm.montanhasdeteresopolis. O público também poderá visitar as exposições ‘Montanhas de Teresópolis’ e ‘Fauna de Montanha’ (ao ar livre), além da exposição e venda do livro ‘As Aventuras de Catãozinho’, de Leandro Moura. Artesanato, souvenirs e lanchonete com a participação dos produtores do entorno estão na programação.

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE