Ação de prevenção e combate à hipertensão, promovida esta semana no Centro de Saúde da Várzea alertou sobre os cuidados com a saúde. A atividade contou com aferição de pressão arterial e orientação com cardiologista. O diretor médico da unidade, Dr. Delfim Moreira, pontuou que mensalmente estão sendo feitas ações de prevenção relacionadas à saúde. “Na próxima sexta, 26, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, por isso, estamos realizando esta ação para captar e orientar as pessoas que têm hipertensão, uma doença muito frequente e que, por vezes, é silenciosa. E isso pode gerar problemas para a vida da pessoa que é hipertensa e não sabe. O paciente pode ficar também com sequelas por conta de uma doença não tratada”.
A enfermeira do centro de saúde Rachel Rodrigues ressaltou que “a prevenção é a melhor opção porque se algum familiar tiver pressão alta, por exemplo, é bom que os outros membros dessa família busquem a prevenção, passando por consultas periódicas, praticando exercícios físicos e tendo uma alimentação saudável”.
Gildo Rocha Marques, de 64 anos, é um exemplo de quem cuida da saúde. Ele faz exames anualmente. “Faço check-up uma vez por ano e minha pressão está controlada, meus exames estão sempre bons. E se tiver algum problema vou cuidar logo para que não se agrave”, disse o eletricista.