Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“Agroturismo”, um convite para novas descobertas em Teresópolis

Município é cada vez mais reconhecido em um dos segmentos que mais cresce no país

Julianna Rocha *

Teresópolis, adornada por suas majestosas montanhas e tesouros naturais, está florescendo como um destino turístico que vai muito além das suas já conhecidas trilhas e parques. Ao adentrar no município, desvenda-se um cenário onde a agricultura familiar prevalece, abastecendo não apenas os mercados locais, mas também a cidade do Rio de Janeiro e arredores, com produtos frescos diariamente, e dentro desse cenário, o “Agroturismo” emerge como uma opção de experiência, valorização da cultura do campo e novas oportunidades para o produtor local, convidando a todos a se conectarem com as raízes da vida rural.
Há séculos, Teresópolis escreve sua história nas terras férteis da serra. Remontando aos dias de George March, um visionário inglês que transformou vastas extensões na Serra dos Órgãos em uma fazenda modelo, deixando um legado para a cidade. March não apenas abastecia o Rio de Janeiro com produtos europeus, mas também abria as portas de sua propriedade para amigos, convidando-os a vivenciar a rotina da fazenda e a contemplar as belezas naturais da região. Hoje, essa tradição evoluiu, dando lugar a uma oferta diversificada de experiências autênticas como vivências nas propriedades agrícolas, oficinas de plantio, refeições típicas preparadas em fogão a lenha, contemplação, oportunidade de aprendizado e interação com quem produz o alimento, além da possibilidade de colheita in natura, que vem fazendo bastante sucesso entre os visitantes.


Em sintonia com uma tendência internacional, que se iniciou na Europa na década de 1970, como resposta ao aumento e diversificação da procura turística, assim como à procura de soluções para o declínio e desagregação das sociedades rurais, e no Brasil na década de 1980, com o município de Lages, Teresópolis vem se destacando no segmento, oferecendo roteiros meticulosamente elaborados que mergulham os visitantes na vida cotidiana das famílias agrícolas locais. A agência Ecoplay Tour, associada ao Teresópolis Convention, lidera essa jornada de descobertas na região, unindo produtores entusiastas que compartilham sua paixão pela vida no campo, ao visitante (morador ou turista) que busca por conexão genuína com a natureza e novas experiências.
São muitas as atividades que podem ser oferecidas dentro do espaço rural e que possibilitam a geração de uma renda adicional e podem contribuir também para a revitalização econômica e social das regiões que a abraçam, com a valorização do patrimônio, produtos locais e conservação do meio ambiente, além de ter o potencial de atrair investimentos públicos e privados com foco na melhoria da infraestrutura local.

Bora tomar um vinho?
Além do “Agroturismo”, outro segmento floresce dentro do turismo rural em Teresópolis é o “Enoturismo”, convidando os viajantes a degustarem os sabores locais e contemplarem as belas paisagens dos vinhedos e vinícolas da região. O apoio crescente de instituições como o Sebrae, Teresópolis Convention e a inclusão recente de Teresópolis no “Mapa do Turismo Rural do Estado” pela Setur, evidenciam o compromisso em fortalecer esse setor.

Há centenas de lavouras, de produção rural rica e locais que merecem ser visitados na zona rural de Teresópolis. Foto: Julianna Rocha

Raízes valorizadas
Projetos como o “Roteiro Teresópolis”, do “Campo a Mesa” e festivais gastronômicos como o “Festival Origens” valorizam nossas raízes, celebram as tradições locais, destacam nossa identidade rural e promovem a sustentabilidade. Além disso, eventos como o Seminário Estadual de Turismo Rural e Aventura, que será sediado em Teresópolis no mês de agosto, organizado pela Federação dos Conventions Bureax do Estado do Rio de Janeiro, em colaboração com o Teresópolis Convention e o apoio da prefeitura, demonstram que Teresópolis está pronta para brilhar ainda mais, mobilizando todos os setores da economia e destacando o papel essencial dos agricultores.

Vivenciem Teresópolis
Para os moradores de Teresópolis, o convite é claro: descubram seu município, explorem suas áreas rurais, participem das iniciativas locais e valorizem os pequenos empreendedores que fazem desta terra um lugar único. Com suas belezas naturais e um espírito acolhedor, Teresópolis que recentemente ganhou o título de Capital Estadual da Agricultura Familiar, convida todos a apreciarem suas maravilhas, respirar seu ar puro e contemplar a majestade da Mulher de Pedra e do nosso cinturão verde.

*Julianna Rocha é Vice-presidente do Teresópolis Convention & Visitors Bureau. Siga @teresopolisconvention

Edição 25/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Moradores de Albuquerque continuam convivendo com lamaçal

TCE-RJ emite parecer prévio favorável à aprovação das contas do Governo do Estado

Teresópolis recebe ações pelo “Maio Laranja”

Lançamento da pré-candidatura de Alex Castellar

Mudanças na temperatura podem provocar gripes e resfriados

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE