Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aquarelas, memórias e afetividades no Sesc Teresópolis

Exposição "Antes Que Chegue a Noite", de Marlene Stamm, tem início em 22 de março

A exposição “Antes Que Chegue a Noite”, da artista Marlene Stamm e curadoria de Isabel Sanson Portella, traz três coleções de obras desenvolvidas em aquarela e desenho sobre papel. A exposição, inédita no Rio de Janeiro, foi selecionada através do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar e terá sua abertura em 22 de março de 2024 na galeria da unidade Sesc Teresópolis. A essência do trabalho de Marlene está em se conectar com a memória pessoal de cada um de nós através das lembranças contidas nos objetos da vida cotidiana, provocando um fluxo de pensamento para discutir o real valor das coisas, bem como a força impregnada nelas com a passagem do tempo. Em meio a uma sociedade que vive o “boom” da Inteligência artifical, com memórias criadas, imagens simuladas e as conexões descartáveis do nosso dia-a-dia digital, Marlene Stamm se interessa pelo que há de mais perene em cada um de nós, nos instigando a imaginar as nossas vidas e a de nossos afetos para além mesmo de nossa existência.
Marlene apresenta uma produção quase obsessiva, de um trabalho manual, repetitivo, solitário e silencioso, que aponta para os detalhes das contingências que convidam o olhar para aquilo que quase ninguém vê. “Encanta-me o esforço que as coisas fazem para perdurar. Por isso crio um registro que expõe essa materialidade, para que nada se perca, nem os traços e nem as circunstâncias de sua existência”, explica a artista. “Marlene usa toda a sua intuição e delicadeza de traços que captam nosso interesse e instiga nossa própria memória. A artista mistura belíssimos desenhos de objetos que envolvem e cativam o nosso olhar. É sempre um enorme prazer trabalhar com a artista”, revela a curadora da exposição, Isabel Sanson Portella.
A exposição contará com três coleções. Em “5 horas de Luz”, as aquarelas, lado a lado, simbolizam horas e horas, dias e dias necessários para que a artista Marlene Stamm capture, registre e reúna suas 5 horas de luz. São precisamente, 483 aquarelas. Muito além do virtuoso domínio da técnica, a atenção recai na minúcia de um método preestabelecido para a execução paciente.
“Antes que chegue à noite”, a coleção que dá nome a exposição, é uma instalação que nos leva a essência do trabalho de Marlene: um olhar amoroso, que se interessa pelos resíduos, acolhe o descartado, resgata as histórias e os afetos impregnados em cada aquarela. É também em torno de uma pesquisa de seus próprios objetos e de amigos, que na terceira coleção da exposição, “Inventário”, a artista lança pequenas iscas que convidam o público a ativar as próprias memórias pessoais. A artista mistura belíssimos desenhos de cartas, carimbos e documentos escolhidos, num formato bastante atraente para envolver e cativar o olhar. Ao pensar a história das pessoas atreladas a esses objetos, por vezes, o público irá se encontrar dentro do trabalho da artista e da sua própria história pessoal.
“Antes que Chegue a Noite” é um convite sensível a reflexões sobre o desejo de eternidade e da permanência que se opõem inexoravelmente à perda e à morte. Uma provocação sobre a matéria, o tempo, a memória e a afetividade. Com oito exposições individuais entre Rio, São Paulo, Portugal e Espanha e mais de 20 exposições coletivas pelo Brasil, Europa e Estados Unidos, Marlene Stamm natural de Vacaria, no Rio Grande do Sul, e radicada em São Paulo, expõe, pela primeira vez, seu trabalho em Teresópolis.
Parte da série “Antes que Chegue a Noite” e da coleção “Inventário” foi exposta no Museu da República do Rio de Janeiro, em 2022, e no Centro Cultural dos Correios de São Paulo, em 2023. A instalação “5 horas de luz” é inédita e foi feita especialmente para o Sesc Teresópolis.

Sesc Teresópolis
Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea
Abertura: 22 de março, às 14h
Até 16 de junho de 2024
Visitação: Terça a Domingo – das 9h às 18h
Entrada Gratuita – Classificação livre

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE