Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Aquarelas, memórias e afetividades no Sesc Teresópolis

Exposição "Antes Que Chegue a Noite", de Marlene Stamm, tem início em 22 de março

A exposição “Antes Que Chegue a Noite”, da artista Marlene Stamm e curadoria de Isabel Sanson Portella, traz três coleções de obras desenvolvidas em aquarela e desenho sobre papel. A exposição, inédita no Rio de Janeiro, foi selecionada através do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar e terá sua abertura em 22 de março de 2024 na galeria da unidade Sesc Teresópolis. A essência do trabalho de Marlene está em se conectar com a memória pessoal de cada um de nós através das lembranças contidas nos objetos da vida cotidiana, provocando um fluxo de pensamento para discutir o real valor das coisas, bem como a força impregnada nelas com a passagem do tempo. Em meio a uma sociedade que vive o “boom” da Inteligência artifical, com memórias criadas, imagens simuladas e as conexões descartáveis do nosso dia-a-dia digital, Marlene Stamm se interessa pelo que há de mais perene em cada um de nós, nos instigando a imaginar as nossas vidas e a de nossos afetos para além mesmo de nossa existência.
Marlene apresenta uma produção quase obsessiva, de um trabalho manual, repetitivo, solitário e silencioso, que aponta para os detalhes das contingências que convidam o olhar para aquilo que quase ninguém vê. “Encanta-me o esforço que as coisas fazem para perdurar. Por isso crio um registro que expõe essa materialidade, para que nada se perca, nem os traços e nem as circunstâncias de sua existência”, explica a artista. “Marlene usa toda a sua intuição e delicadeza de traços que captam nosso interesse e instiga nossa própria memória. A artista mistura belíssimos desenhos de objetos que envolvem e cativam o nosso olhar. É sempre um enorme prazer trabalhar com a artista”, revela a curadora da exposição, Isabel Sanson Portella.
A exposição contará com três coleções. Em “5 horas de Luz”, as aquarelas, lado a lado, simbolizam horas e horas, dias e dias necessários para que a artista Marlene Stamm capture, registre e reúna suas 5 horas de luz. São precisamente, 483 aquarelas. Muito além do virtuoso domínio da técnica, a atenção recai na minúcia de um método preestabelecido para a execução paciente.
“Antes que chegue à noite”, a coleção que dá nome a exposição, é uma instalação que nos leva a essência do trabalho de Marlene: um olhar amoroso, que se interessa pelos resíduos, acolhe o descartado, resgata as histórias e os afetos impregnados em cada aquarela. É também em torno de uma pesquisa de seus próprios objetos e de amigos, que na terceira coleção da exposição, “Inventário”, a artista lança pequenas iscas que convidam o público a ativar as próprias memórias pessoais. A artista mistura belíssimos desenhos de cartas, carimbos e documentos escolhidos, num formato bastante atraente para envolver e cativar o olhar. Ao pensar a história das pessoas atreladas a esses objetos, por vezes, o público irá se encontrar dentro do trabalho da artista e da sua própria história pessoal.
“Antes que Chegue a Noite” é um convite sensível a reflexões sobre o desejo de eternidade e da permanência que se opõem inexoravelmente à perda e à morte. Uma provocação sobre a matéria, o tempo, a memória e a afetividade. Com oito exposições individuais entre Rio, São Paulo, Portugal e Espanha e mais de 20 exposições coletivas pelo Brasil, Europa e Estados Unidos, Marlene Stamm natural de Vacaria, no Rio Grande do Sul, e radicada em São Paulo, expõe, pela primeira vez, seu trabalho em Teresópolis.
Parte da série “Antes que Chegue a Noite” e da coleção “Inventário” foi exposta no Museu da República do Rio de Janeiro, em 2022, e no Centro Cultural dos Correios de São Paulo, em 2023. A instalação “5 horas de luz” é inédita e foi feita especialmente para o Sesc Teresópolis.

Sesc Teresópolis
Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea
Abertura: 22 de março, às 14h
Até 16 de junho de 2024
Visitação: Terça a Domingo – das 9h às 18h
Entrada Gratuita – Classificação livre

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sul do Brasil pode registrar geada nos próximos dias

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

ChocoSerra começa nesta sexta-feira em Teresópolis, confira a programação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE