Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Avanço da Covid-19 em Teresópolis faz escolas voltarem ao ensino remoto

Alguns estabelecimentos anunciaram a regressão após casos confirmados em unidades da rede particular

Escolas da rede particular que já tinham voltado a realizar aulas presenciais e outras que começariam esta semana anunciaram que manterão as aulas apenas no sistema remoto por conta da insegurança gerada pelo avanço da Covid-19 em Teresópolis de maneira alarmante. Pelas redes sociais, vários comunicados foram divulgados desde o final de semana, inclusive de escolas tradicionais do município que optaram pela precaução, pois em pouco tempo do retorno presencial, já houve professores que se contaminaram e uma profissional faleceu poucos dias após apresentar sintomas.

A preocupação quanto ao risco de contaminação já era expressa pelos sindicatos que se posicionaram contra a volta enquanto os profissionais da Educação não fossem vacinados, o que ainda não aconteceu. A volta das aulas presenciais nas escolas particulares ocorreu amparada pela permissão da prefeitura que estipulou a obrigatoriedade do alvará Covid e o cumprimento de medidas preventivas e restritivas.
Os motivos que baseiam a decisão são muito fortes: lotação esgotada de leitos, pacientes sendo transferidos em grande número para outros municípios, classificação do município como alto risco pelo governo do estado com sinalização da bandeira vermelha, a presença da nova cepa mais agressiva e casos de professores sendo afastados em vários estabelecimentos. 
Diante desta realidade, o Sindicato dos Professores de Teresópolis elaborou um documento que foi entregue ao prefeito e à Câmara de Vereadores exigindo medidas imediatas para resguardar a segurança de todos: “Solicita o imediato fechamento de todos os estabelecimentos de ensino da rede particular de Teresópolis, em virtude do agravamento da situação epidemiológica da COVID-19 no município, até que a cidade apresente um retrocesso em seu Mapa de Risco (saia da bandeira vermelha), controle na transmissão de novos casos e Sistema Municipal de Saúde com possibilidade de atendimento aos pacientes do município”.
Entre as escolas que divulgaram que vão partir para o sistema unicamente remoto de aulas temporariamente estão Nossa senhora do Carmo, Creche e Escola Grandini, Rosa Damasceno, Serrano, Solar, Espaço e Vida, Único, Ideal e George March. Algumas escolas ainda não se manifestaram publicamente, mas não são todas as que irão para com os trabalhos presenciais. 

Comunicados
O comunicado atribuído ao George March: informou que uma professora da Educação Infantil foi diagnosticada com a Covid e assim decidiu adiar por 10 dias o retorno. 
Já o Colégio Único divulgou em suas redes sociais a decisão de adiar o início do sistema híbrido: “Queridos pais, alunos e comunidade escolar, a vontade de estar com vocês é enorme. Mas, pela proteção e pelo carinho enorme que a nossa escola sempre teve com todos, preferimos adiar o inicio do ensino hibrido, que aconteceria a partir de do dia 8, presencialmente, em nossa escola”.
Também pelas redes sociais o Colégio Nossa Senhora do Carmo informou: “Acreditamos que precisamos resguardar os nossos alunos, familiares, funcionários, professores e todos que, de uma maneira ou de outra, convivem conosco no cotidiano da educação. Outro fato que gerou maior preocupação é a possível existência de nova CEPA da Covid 19 em nossa cidade. Portanto, o Colégio Nossa Senhora do Carmo, decidiu continuar com as aulas remotas e só voltarmos às aulas presenciais quando o quadro epidemiológico obtiver melhora segura em nossa cidade”. 
Até o fechamento desta reportagem, a prefeitura não se posicionou a respeito desta situação. 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

RISCOS A SAÚDE: Inmet alerta para onda de calor no Estado do Rio

Dengue: Teresópolis chega a 1117 casos confirmados em 2024

Prefeitura não cumpre mais um prazo de reabertura do hemonúcleo

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Parque do Ingá continua esquecido pela “gestão”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE