Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Barragem do Triunfo: Defesa Civil e Cedae negam qualquer risco

Com chuvas fortes, antigo espelho d´água ressurgiu e moradores acionaram vistoria mais uma vez

Marcello Medeiros

Desativada há mais de uma década, a Barragem do Triunfo, no bairro do Caleme, voltou a ser assunto esta semana. Com as chuvas fortes dos últimos dias, o antigo espelho d´água ressurgiu e moradores do entorno externaram preocupação de possível rompimento do local – motivados por registros de casos do tipo em cidades mineiras, assim como ocorreu com Brumadinho, três anos atrás. Em 2019, o acidente também refletiu em Teresópolis. E, assim como naquela ocasião, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, responsável pela estrutura, e a secretaria municipal de Defesa Civil estiveram no local. “Não identificamos danos, a estrutura está íntegra. A represa está cheia, mas falta cerca de um metro de volume para alcançar o extravasor. Os técnicos da Cedae abriram as comportas e o nível deve baixar em breve. Vamos encaminhar o relatório de vistoria técnica à Cedae, para que a empresa tome as medidas cabíveis de manutenção do local. A população pode ficar tranquila em relação à condição da represa, que não apresenta risco iminente de ruptura”, tranquiliza o secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, que esteve no local acompanhado de uma comissão de moradores.
Nesta quarta-feira, também obtivemos posicionamento da Cedae sobre o assunto. “A Barragem de Triunfo está fora de operação há mais de uma década. A unidade é mantida com as comportas totalmente abertas para evitar acúmulo de água em seu interior e passa por inspeções periódicas de segurança. Na vistoria mais recente, no fim de 2021, não se identificou vulnerabilidade. Ao longo de 2021, a Cedae elaborou e encaminhou ao Inea o Plano de Segurança de Barragens, estudo em conformidade com as Políticas Nacional e Estadual de Segurança de Barragens, que contém dados técnicos de projeto, diagnóstico e planos de ação de emergência. A companhia implementou ações de melhoria e restrição de acesso, como a complementação e manutenção do cercamento; construção de muro e portão; e instalação de nova sinalização informativa de acesso restrito, bem como limpeza, manutenção e conservação das estruturas”, informou a Companhia, através da Assessoria de Comunicação.

Choveu, encheu
Geralmente fica apenas um pequeno fio d´água correndo pelo meio da antiga represa, ficando à mostra na parede do sistema de abertura e fechamento de comportas as marcas de quando ela era utilizada – com mais de 20 metros de profundidade no ponto mais alto. Três anos atrás apuramos que a Cedae estudava voltar a utilizar o Triunfo para a captação e distribuição do precioso bem natural. “Porém, deve ser contratada uma empresa para análise técnica em relação essa viabilidade ou para indicar, por exemplo, a desativação de forma definitiva do empreendimento de responsabilidade da Companhia”, informou O Diário na ocasião. Porém, até então, nada foi falado sobre o assunto.

Sem luz, sem água
Devido à queda no fornecimento de energia elétrica, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Preto e o sistema de abastecimento Jacarandá, em Teresópolis, estão temporariamente paralisados, causando redução no abastecimento para os bairros do município. “A Cedae acompanha o trabalho das equipes da concessionária Enel, que já atuam no reparo. Assim que a instabilidade na rede elétrica for solucionada, o sistema de abastecimento de água será religado e deve ser normalizado em até 24 horas.  Imóveis com caixas d'água e/ou cisternas não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Como nem todos têm reservatórios, a companhia recomenda aos consumidores que guardem água para o período, adiando tarefas não essenciais. Clientes da Cedae podem pedir caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195”, informou a empresa ontem.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE