ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Barragem do Triunfo: Defesa Civil e Cedae negam qualquer risco

Data: 13/01/2022

Defesa Civil e moradores do Caleme estiveram no local para mais uma vistoria técnica - Marcello Medeiros

Marcello Medeiros

Desativada há mais de uma década, a Barragem do Triunfo, no bairro do Caleme, voltou a ser assunto esta semana. Com as chuvas fortes dos últimos dias, o antigo espelho d´água ressurgiu e moradores do entorno externaram preocupação de possível rompimento do local – motivados por registros de casos do tipo em cidades mineiras, assim como ocorreu com Brumadinho, três anos atrás. Em 2019, o acidente também refletiu em Teresópolis. E, assim como naquela ocasião, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos, responsável pela estrutura, e a secretaria municipal de Defesa Civil estiveram no local. “Não identificamos danos, a estrutura está íntegra. A represa está cheia, mas falta cerca de um metro de volume para alcançar o extravasor. Os técnicos da Cedae abriram as comportas e o nível deve baixar em breve. Vamos encaminhar o relatório de vistoria técnica à Cedae, para que a empresa tome as medidas cabíveis de manutenção do local. A população pode ficar tranquila em relação à condição da represa, que não apresenta risco iminente de ruptura”, tranquiliza o secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, que esteve no local acompanhado de uma comissão de moradores.
Nesta quarta-feira, também obtivemos posicionamento da Cedae sobre o assunto. “A Barragem de Triunfo está fora de operação há mais de uma década. A unidade é mantida com as comportas totalmente abertas para evitar acúmulo de água em seu interior e passa por inspeções periódicas de segurança. Na vistoria mais recente, no fim de 2021, não se identificou vulnerabilidade. Ao longo de 2021, a Cedae elaborou e encaminhou ao Inea o Plano de Segurança de Barragens, estudo em conformidade com as Políticas Nacional e Estadual de Segurança de Barragens, que contém dados técnicos de projeto, diagnóstico e planos de ação de emergência. A companhia implementou ações de melhoria e restrição de acesso, como a complementação e manutenção do cercamento; construção de muro e portão; e instalação de nova sinalização informativa de acesso restrito, bem como limpeza, manutenção e conservação das estruturas”, informou a Companhia, através da Assessoria de Comunicação.

Choveu, encheu
Geralmente fica apenas um pequeno fio d´água correndo pelo meio da antiga represa, ficando à mostra na parede do sistema de abertura e fechamento de comportas as marcas de quando ela era utilizada – com mais de 20 metros de profundidade no ponto mais alto. Três anos atrás apuramos que a Cedae estudava voltar a utilizar o Triunfo para a captação e distribuição do precioso bem natural. “Porém, deve ser contratada uma empresa para análise técnica em relação essa viabilidade ou para indicar, por exemplo, a desativação de forma definitiva do empreendimento de responsabilidade da Companhia”, informou O Diário na ocasião. Porém, até então, nada foi falado sobre o assunto.

Sem luz, sem água
Devido à queda no fornecimento de energia elétrica, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Preto e o sistema de abastecimento Jacarandá, em Teresópolis, estão temporariamente paralisados, causando redução no abastecimento para os bairros do município. “A Cedae acompanha o trabalho das equipes da concessionária Enel, que já atuam no reparo. Assim que a instabilidade na rede elétrica for solucionada, o sistema de abastecimento de água será religado e deve ser normalizado em até 24 horas.  Imóveis com caixas d'água e/ou cisternas não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. Como nem todos têm reservatórios, a companhia recomenda aos consumidores que guardem água para o período, adiando tarefas não essenciais. Clientes da Cedae podem pedir caminhão pipa pelo telefone 0800-282-1195”, informou a empresa ontem.

 

Compartilhar:








ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avanço da Ômicron leva Uerj a manter atividades presenciais suspensas

Especialistas falam sobre o verão e a prevenção de doenças

Monitoramento de dengue indica pontos de atenção no Brasil

Lei Seca registrou altos índices de alcoolemia no último final de semana

Secretaria de Trabalho divulga mais de 840 vagas em várias regiões fluminenses

CLASSIFICADOS


        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ

Desenvolvido por Agência Guppy