Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Base do SAMU em Água Quente, área rural de Teresópolis, começa a funcionar

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também pode ser acionado pelo aplicativo 192 Fácil

Foi entregue à população nesta quarta-feira, 04/09, a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na altura do km 42 da Rodovia Rio-Bahia, em Água Quente, no 2° Distrito de Teresópolis, já entrou em operação. A unidade descentralizada conta com uma ambulância de suporte básico e uma equipe composta por 4 técnicos de enfermagem e 4 condutores e funciona 24 horas, no sistema de plantão.

Para facilitar o acesso da população, o serviço pode ser acionado pela central de emergência 192 e também pelo aplicativo 192 Fácil, visto que fica localizado em uma área do munícipio praticamente sem cobertura de telefonia celular. A plataforma pode ser baixada gratuitamente no APP Store ou no Google Play.

Segundo o coordenador municipal do SAMU, Pablo Féo, desde 2021 o serviço registra em torno de 16 mil ligações pelo telefone de emergência 192. “Desse total, 9 mil foram atendimentos presenciais e os 7 mil restantes foram casos resolvidos por meio de orientação telefônica, o que evitou sobrecarregar os serviços de emergência da cidade”, relatou.

“Estive em Teresópolis na inauguração da primeira base e hoje retorno na instalação da segunda. É uma vitória para o município. A equipe do SAMU presta um serviço profissional, de forma humanizada, muitas vezes sem a necessidade de as pessoas irem para as unidades de urgência”, comentou Cláudio Morgado, coordenador regional do SAMU.

Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Serrana (CIM-SERRA), Leonardo Charles parabenizou o município. “Essa base é uma força para a Região Serrana, pois amplia esse importante projeto do Governo do Estado. É fundamental fortalecer a gestão consorciada da saúde para melhor atender a população”.

Morador de Água Quente, o produtor rural aposentado José João da Ponte ficou feliz com o novo serviço. “Antes, quando alguém passava mal de saúde, a gente colocava no carro e levava para ser atendido no centro da cidade. Agora, temos o SAMU, com equipe e ambulância para nos socorrer”, comentou.

Edição 20/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

BBQ: Festival gastronômico de churrasco neste sábado no Le Canton

Teresopolitano opina sobre a possível volta do horário de verão

Mesmo com decisão judicial, professor de Teresópolis não consegue medicamento

Promoção no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Polícia do Rio identifica 34 autores de incêndios florestais

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE