Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Biometria alcança apenas 52% dos eleitores de Teresópolis

Procedimento de identificação agiliza votação e ajuda a coibir fraudes

Marcus Wagner

O cadastramento biométrico dos eleitores de Teresópolis continua sendo feito pela Justiça Eleitoral com o intuito de tornar o processo mais ágil, além de coibir duplicidades e possíveis fraudes, porém muita gente ainda não realizou o procedimento. De acordo com dados da 38ª e da 195ª zonas eleitorais, responsáveis pelos cadastros de Teresópolis, o índice de atualização das informações não passa de 52%. 
No site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) é possível fazer o agendamento para se atendido nos cartórios de Teresópolis e lá também consta a informação do calendário dos municípios com prazo para finalizar o recadastramento, porém Teresópolis ainda não está nesta lista, ou seja, por enquanto o procedimento não é obrigatório para eleitores do município. Apesar de só haver previsão de eleição para outubro de 2020, é melhor não deixar para a última hora para não enfrentar tumultos e filas.
“Nós atingimos 52%, algo em torno de 64 mil eleitores, mas Teresópolis tem 122 mil eleitores, ou seja, uma grande parte da população ainda não compareceu. É necessário que as pessoas venham, ainda não há obrigatoriedade por enquanto, mas de toda forma é melhor evitar aqueles tumultos que ocorrem quando se diz que determinado procedimento é obrigatório. Venham tranquilamente que estamos fazendo aqui, basta trazer o comprovante de residência atualizado e o título de eleitor também”, explicou Roberto Branco, Chefe do cartório da 38ª Zona Eleitoral.
Nas últimas eleições, alguns eleitores se  surpreenderam ao já poderem ter a identificação feita através de suas digitais, fato que foi possível através do cruzamento de banco de dados com a instituição responsável pela emissão de carteiras de identidade no estado: “Houve um convênio entre o TRE do Rio de Janeiro e o Detran RJ que cedeu os dados biométricos, fazendo com quem muitas pessoas que ainda não tinham feito o recadastramento no cartório da Justiça Eleitoral já estivessem com as informações atualizadas por intermédio dos dados da carteira de identidade, inclusive essas pessoas nem precisam mais realizar o recadastramento”, enfatizou Roberto.
Local e Documentos necessários 
Endereço das zonas eleitorais de Teresópolis: 38ª ZE ou 195ª ZE, na Rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66, térreo, Centro, de segunda a sexta, das 11h às 19h. Mais informações em www.tre-rj.jus.br/biometria
O eleitor deve se dirigir à zona eleitoral que atende sua área de residência levando documento de identidade original e dentro da validade e comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de documento que comprove a mudança dos dados, como certidão de casamento ou sentença judicial. Os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem levar também o comprovante de quitação militar. O horário de funcionamento das zonas eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou mesmo que utilize um documento falso de identidade para tirar o título, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas. Quando comparecer ao cartório eleitoral, o eleitor terá os seguintes dados coletados: assinatura, fotografia e impressões digitais.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MAIO LARANJA: Conselho Tutelar de Teresópolis levanta bandeira contra violência sexual infantil

Teresópolis com alterações no trânsito para o Congresso da Juventude

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

Homem é flagrado pegando carona na traseira de caminhão

Jiu-jitsu: atletas do CIEP da Fonte Santa ganham mais 16 medalhas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE