Na próxima quarta-feira (10), a Secretaria de Fazenda disponibiliza em seu site os boletos para pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O IPVA é pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores: automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, tratores, jet-skis, barcos, lanchas, aviões de esporte e lazer. Estão isentos do imposto veículos de entidades filantrópicas; de aluguel (táxis, reboques e similares); adaptados a portadores de deficiência física; veículos oficiais; e veículos com mais de 15 anos de fabricação.
Para imprimir o boleto basta acessar o site da secretaria (rj.gov.br/web/sefaz/principal) ou do banco arrecadador (www.bradesco.com.br). O proprietário digita o número do Renavam e obtém o boleto, que pode ser pago em qualquer agência bancária. Na página serão disponibilizadas as opções para pagamento em cota única ou parcelado em três vezes. Pagando em apenas uma etapa, é concedido o desconto de 3% sobre o valor do IPVA.
Como é feito o cálculo do IPVA?
Multiplica-se o valor venal do veículo por 4 e divide por 100. O valor de veículos usados é calculado através de pesquisa na imprensa e instituições especializadas, sendo então estimados os preços de mercado destes veículos, que será o valor venal a ser usado no cálculo acima. Importante lembrar que mesmo sem estar em dia com o IPVA é possível fazer a vistoria anual do Detran. Em cumprimento à lei 7.718/2017, o Detran-RJ permite o agendamento da vistoria de quem ainda não pagou o imposto.