Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cachoeira dos Frades com superlotação no feriadão

Mesmo com a pandemia em curso, rio no interior teve sobrecarga na visitação nesta segunda-feira

Já são mais de cinco mil casos confirmados até o momento e 120 mortes pelo novo coronavírus em Teresópolis. Porém, mesmo com a pandemia em curso e os números mostrando que no município a contaminação pela Covid-19 ainda é crescente e consequentemente inquietante, muita gente parece não estar se preocupando com a possibilidade de entrar ou colocar alguém na lista de doentes e com chances de não sobreviver. Nesta segunda-feira, 07 de setembro, Feriado da Independência, o número de visitantes em um dos atrativos turísticos mais famosos da zona rural foi assustador: A Cachoeira dos Frades registrou superlotação, com quase 200 veículos estacionados ao longo da estrada de mesmo nome no início da tarde quente e atípica para a estação. “Só eu contei 173 veículos, muitos atrapalhando a passagem nos trechos de curva e mais apertados. Só por aí da para ter uma ideia da quantidade de pessoas nos poços e quedas, que não são tantos assim e consequentemente acabaram sendo geradas aglomerações”, relatou a O Diário um escalador local que procurou o Vale dos Frades para relaxar e acabou encontrando um cenário totalmente diferente do que pretendia vivenciar – mesmo que não tivesse programado utilizar a cachoeira.

No início da tarde desta segunda-feira, Feriadão da Independência, havia quase 200 veículos estacionados ao longo da estrada dos Frades

Além da grave situação de risco de proliferação da doença, que já causou quase 130 mil mortes somente no Brasil, devem ser levados em conta os crimes ambientais que têm sido cometidos pelo grande volume de visitantes na área protegida pelo Parque Estadual dos Três Picos. “Desci até a cachoeira principal para analisar e fiquei assustado com a qualidade de lixo espalhado, seja na beira do rio ou amontoado ao lado da porteira. Também vi muitas marcas de fogueiras, crime ambiental que pode desencadear um incêndio de grandes proporções nos Frades. Cadê o respeito? E onde está a fiscalização?”, destaca o leitor.
A situação da Cachoeira dos Frades se repetiu em outros pontos turísticos, como em Campanha, a poucos quilômetros dali, e praias em todo o Brasil. Em registros encaminhados para a redação do jornal O Diário, constatamos que o uso de máscaras, consideradas fundamentais para diminuir as chances de contaminação pela Covid-19, parece ter sido abolido pelos visitantes. Outro ponto a ser observado é que, segundo o plano de contingência no combate ao novo coronavírus, os rios e cachoeiras estão entre os locais com “visitação suspensa”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 02/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis tem a luz religada por força de liminar

Idoso tem o fêmur fraturado após discussão por causa de jogo on-line

Governador do RS alerta para “maior desastre da história” do estado

60 motores de procedência suspeita encontrados em ferro-velho

Veículo de transporte de pacientes pega fogo na Serra

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE