Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Café com Ideias retoma seus encontros de forma presencial

Tradicional evento foi realizado no Cine Show com 80% da capacidade de público
  • Nina Benedito
    @ninabenedito

Projeto criado pela ACIAT há mais de 10 anos com o objetivo de levar conteúdo atual e relevante para o desenvolvimento pessoal e profissional de empresários e colaboradores, o Café com Ideias retomou as suas atividades de forma presencial nesta segunda-feira, 14, com a palestra do CEO da Alterdata, Ladmir Carvalho sobre o tema “Tendências para o Varejo”. Recém-chegado do maior evento de “retail” do mundo no plano de varejo e comércio, a NRF, em Nova Iorque, o palestrante falou sobre as novas tendências para o varejo. “Esse ano, nós vamos trazer uma coisa completamente diferente de outros anos. Recentemente eu estive em Nova Iorque no evento da NRF, onde as maiores empresas do planeta apresentam tendências e visões do que eles esperam dos próximos anos”, explica Ladmir. “Estou trazendo muitas coisas interessantes para o comércio começar a refletir o que deve acontecer de agora em diante até os próximos 10 anos, que pode realmente ser uma oportunidade para alguns e um grande problema para outros. É preciso repensar as organizações e as lideranças, porque tem muita coisa acontecendo”, enfatiza.
Ele falou ainda sobre como enxergar na crise uma oportunidade para o empresário. “Isso é muito curioso, porque a crise e a oportunidade às vezes estão no mesmo lugar, depende de como nós observamos aquele momento. Lá no evento empresas grandes, com mais de 100 mil funcionários, falavam exatamente isso, o quanto está sendo difícil as empresas se reerguerem, encontrarem um novo caminho, mas o quanto está sendo também um filtro no mercado para que as empresas mais fracas deixem de existir e as mais fortes se solidifiquem”, explicou. Segundo Ladmir, as oportunidades existem por causa das transformações. “Nós estamos vivendo um mundo de adaptabilidade, quanto mais a nossa equipe, de liderança, gerente, supervisores, forem adaptativas a essas mudanças, a empresa vai ser mais adaptativa também, e as chances de ter resultados são muito altas”, afirma.
Ladmir falou também sobre o mercado de Teresópolis na retomada do pós-pandemia. “Teresópolis tem alguns problemas pontuais, que outras cidades têm até piores, nós precisamos criar fluxos econômicos, a prefeitura vem fazendo um trabalho muito interessante de atração de investimentos para nossa cidade, para subir o poder aquisitivo. Nos últimos 30, 40 anos nós perdemos muito poder aquisitivo, a cidade empobreceu, e nós temos que retomar isso”, enfatiza. “Eu venho investindo no Projeto Galileu, que é um projeto de formação de programadores de computação, para criar uma mão de obra que consiga ser muito bem remunerada, que receba salários mais altos, e nós temos que fazer isso em larga escala na cidade”.

Turismo também valorizado
Uma vez que os hotéis e pousadas em Teresópolis têm ficado cheios nos fins de semana, o que não acontecia há muitos anos, gerando novos empregos, novo consumo no mercado, tal situação indica um bom caminho para o município. “Existem várias ações que eu acredito que estão sendo feitas. Assim que essas coisas começarem a dar resultado de fato, nós tivermos mais turistas circulando na cidade, mais empresas de porte gerando negócio, eu acho que o jogo começa a virar”, afirma.

Mensagem do palestrante
“É muito importante que vocês entendam o seguinte: o momento de crise é um momento de ascensão. Quando o mercado está muito flat, muito plano, quando o mar está muito calmo, qualquer comandante medíocre comanda o navio. O navio de fato bem comandado quando está na tempestade , na turbulência, é o que nós estamos vendo agora. Então, o momento da gente se destacar, são os momentos de divergências, de problemas , de instabilidade. A equipe, os gerentes, os supervisores que estão querendo subir na carreira, esse é o momento mais propício para isso. Quando está tudo calmo e tranquilo, é difícil da gente se diferenciar de outros, agora, nesse momento é possível, então, estude, se aprimore, escute as inovações, escute o quanto você pode ser diferente e lidando com pessoas , com metas, com objetivos, atendendo clientes de uma outra forma. É possível ter sucesso, e esse é o momento”, finaliza Ladmir.

Muita expectativa
Atual Presidente da ACIAT, o empresário Felipe Coelho também conversou com nossa equipe sobre a expectativa do retorno do Café com Ideias de forma presencial já no início do ano de 2022. “A expectativa é das melhores, nós sentimos muita falta do Café com Ideias, foi necessário nós ficarmos sem fazer, ano passado nós retomamos de forma virtual, mas nunca é igual essa interação, esse ‘network’ que é feito aqui, toda essa interação com o nosso público com as empresas da cidade, isso é muito relevante”, explica Felipe.

O tema da palestra
Segundo o empresário, é necessário estar antenado ao que está acontecendo em nossa sociedade, no mundo todo, necessário a atualização de empresários, comerciantes, bem como do público em geral. “Isso é mais uma das ações que nós temos aqui para melhorar o nível do nosso público, dos nossos associados e também para fomentar novos negócios”, explica Felipe.

Crescimento pós-pandemia
“É muito desafiador, é algo que vai realmente exigir de todos nós uma entrega ainda maior, mas eu acredito que o mercado local, tem que valorizar os nossos atributos e as nossas vocações, isso já vem sendo feito, mas pensamos em fazer ainda mais, explorar, mostrar os benefícios da nossa cidade, como segurança, a qualidade de vida, e toda a experiência que a pessoa pode ter aqui fazendo com que nós possamos evoluir de forma sistemática e bem consistente”, destaca Felipe.

Vocação de Teresópolis
“Nós temos trabalhado quatro vocações da cidade, que são o turismo, educação, agricultura e tecnologia, mas tudo isso vem junto com o nosso comércio que sempre foi muito tradicional com as nossas atividades econômicas e de maneira geral se nós trabalharmos essas quatro vocações com esses atributos e desenvolver o todo”, finaliza o Presidente da ACIAT.

Participação de empresários
O empresário Rafael Brasinha, proprietário do Grupo Noiiz, falou sobre a importância do evento para a sua empresa e para a cidade. “Esse movimento pra gente é muito importante, não só como empresário, mas para os colaboradores, tanto que estão presentes os meus gestores, o gerente de compras, gerente de vendas, gerente administrativo, então, a minha liderança está toda presente, porque se eu não levar isso daqui para dentro da minha empresa, fica muito vazio, e é isso de que necessita muito o comércio, um bom atendimento, um bom treinamento”, explica. “Eu nunca vi oportunidade sem ser fora de crise. Falo para todos os meus colaboradores que eu amo problema, eu amo limão, porque quando você tem um limão, você só precisa de duas coisas: arrumar uma pessoa que tenha a água, e outra que tenha o açúcar , você faz uma limonada top e divide pra três”, completa Rafael.

A ACIAT
Também conversamos com Mônica Blando, Gerente Executiva da ACIAT há 14 anos. “É muito engrandecedor participar da associação, é uma instituição incrível com potencial enorme. É fundamental que a gente tenha a associação dos empresários para que ela se torne cada vez maior e mais forte”, explica Mônica. Segundo a gerente, o balanço de todos esses anos de Café com Ideias é muito positivo, tendo promovido o crescimento e o desenvolvimento pessoal e profissional de todas as pessoas envolvidas. “As pessoas vem por livre e espontânea vontade, porque enxergam no Café um potencial, esse crescimento que eles podem adquirir aqui. Nós trazemos vários palestrantes de dentro e de fora da cidade, sempre com temas variados”, finaliza.

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE