Enquanto pacientes que precisam ser transportados para outros municípios enfrentam a dificuldade no agendamento para falta de carros para fazer o transporte, vários veículos novos estão parados no pátio da Secretaria de Saúde, na Tijuca, aguardando a emissão de documentos.
A denúncia é do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Waldir Paulino. Em entrevista ao DIÁRIO na última semana, ele denunciou a situação dos carros. “Hoje temos no pátio da Secretaria de Saúde cinco carros Gol e uma Amarok comprados com emendas parlamentares e que estão parados. Agora saiu também mais uma verba de R$ 1,3 milhão para compra de três ambulâncias. Já fizeram o Termo de Referência (TR) para a licitação. É só querer comprar. Essas emendas parlamentares preveem compra de materiais para Upa e UBS. Pelo menos nesse ponto nós estamos bem. Não são verbas municipais, mas sim de deputados federais da bancada do Rio”, finaliza.
Na manha desta segunda-feira, 2, a reportagem do DIÁRIO esteve na Secretaria e comprovou a situação apresentada pelo representante do Conselho. Quatro veículos VW Gol e uma Pickup Amarok foram fotografados sem placa nem adesivos de identificação, sob uma cobertura, aparentemente parados a espera dos documentos, conforme relatado pelo presidente.
A demanda apresentada pelo presidente do Conselho de Saúde foi encaminhada para a Prefeitura, através de sua Assessoria de Comunicação. Porém, nenhuma resposta ou comentário foram encaminhados até o fechamento desta edição.
Waldir Paulino, presidente do Conselho de Saúde, revela também a chegada de verbas para aquisição de ambulâncias. O processo de licitação já teria sido iniciado.