Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cerimônia marca os 100 anos da Academia de Policia Militar

Ex-comandantes e outros agentes de segurança homenageados pelo trabalho realizado na corporação

O governador em exercício Claudio Castro participou, nesta terça-feira, 01, da cerimônia que marcou o aniversário de 100 anos da Academia de Policia Militar Dom João VI, escola de Ensino Superior da corporação responsável pela formação de oficiais. O evento aconteceu na sede da Academia, em Jardim Sulacap. – Estou honrado em participar desta comemoração do centenário de uma instituição tão valiosa para o Estado. Local que serve para formar e educar milhares de militares preparados para servir. O papel do governo do estado é incentivar a educação de oficiais, mas também de praças e em outras diferentes áreas. Parabéns aos alunos, professores e todos que passaram por aqui nesse século – disse o governador. 
Durante o evento, o governador Claudio Castro reinaugurou a sala da escola de formação de oficiais, que conta a história da Academia. Além disso, foram entregues placas de homenagens a ex-comandantes da corporação e medalhas Mérito General de Brigada José da Silva Pessoa a militares que contribuíram para a história da instituição. Para o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, a celebração é um marco para o estado do Rio.  
 – Nossa Academia de formação de oficiais chega à sua idade secular com fôlego juvenil. Ao longo de tantos anos, as diversas mudanças por ela atravessadas só reforçam o compromisso da Polícia Militar em manter-se institucionalmente forte e renovada. A formação bem estruturada de nossos oficiais é um dos pilares centrais da corporação – afirmou o secretário Figueredo. 

Centenário
Inaugurada em 1920 pelo general de brigada José da Silva Pessoa, a então Escola Profissional da Polícia Militar estabeleceu um marco histórico na formação dos policiais e, consequentemente, na prestação de serviço de segurança pública à sociedade. A Academia teve como primeira sede no quartel onde hoje funciona o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), a Escola Profissional permaneceu com essa denominação durante 36 anos. Em 1960, foi transferida para sua atual instalação, em Sulacap. Já no fim da década de 90, em 1998, a escola passou a se chamar Academia de Polícia Militar D. João VI, e tem como objetivo dar cultura jurídica, policial militar e técnico-profissional aos futuros oficiais da corporação. A partir de 2018, a duração do curso foi reduzida de três para dois anos, e passou a exigir dos candidatos diploma de bacharel em Direito.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governos federal e do RS reforçam que resgates são prioridade

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Prefeitura propõe parcelamento das contas de luz em atraso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE