Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

“CervejElas 2023” destaca importância das mulheres na produção da bebida

Capital nacional do lúpulo – ingrediente que garante gosto e aroma diferenciados à cerveja, Teresópolis sedia neste fim de semana, dias 21 e 22, um evento que promete se diferenciar no universo de uma das bebidas mais consumidas no mundo: o CervejElas 2023. Com foco em promover e valorizar a cultura cervejeira realizada por mulheres da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, ele terá produtos para degustação, palestras, live painting, shows, tatuagens e outras atrações, tudo com a marca delas. A entrada é franca. Segundo a organização, um dos objetivos do CervejElas 2023 é “ampliar a percepção do público sobre o consumo e produção da bebida, independente do gênero”. Mas vale dizer que a participação feminina na história dessa bebida é, no mínimo, menosprezada.

No Egito dos Faraós (2.000 a.C), por exemplo, acreditava-se que o próprio deus Osíris havia ensinado a elas os segredos dessa arte da fermentação. Mais modernamente, no século XII, foi uma monja beneditina e teóloga alemã, Hildegard von Bingen, quem adicionou o lúpulo à formula da cerveja.

Na Alemanha e na Holanda, pós Lei de Pureza que determinou os quatro ingredientes da bebida – água, malte de cevada e lúpulo -, as mestras cervejeiras tinham presença importante. Desde então, e apesar do domínio masculino do setor, as mulheres nunca deixaram de produzir com qualidade.

Sede – A escolha de Teresópolis para sediar o CervejElas 2023 se explica por três motivos: além de ter nascido na turma de Organização de Eventos do Senac local, a cidade integra a Rota Cervejeira RJ, que inclui as produtoras participantes do festival; e abriga a primeira cultura certificada de cinco tipos de lúpulo no País – aliás, um projeto também assinado por mulheres.

Serviço

– CervejElas 2023 – Festival com degustação de cervejas artesanais, palestras, live painting, shows, tatuagens e outras atrações.

– Datas/horários: Dias 21 e 22/01, das 14h às 22h.

– Endereço: Beer Garden (Rua Alfredo Rebelo Filho 660, Alto, Teresópolis). Entrada Franca.

– Programação e mais informações: https://cervejelas.com.br/ e @cervejelas.tere (Instagram).

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE