Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

IPTU: quem teve imóvel analisado por “drone” deve procurar a prefeitura

Está em curso o pagamento do IPTU 2023 em Teresópolis. Porém, boa parte dos contribuintes não está conseguindo realizar o procedimento obrigatório. Apuramos que, entre a maioria dos casos dos teresopolitanos que não têm conseguido emitir os carnês, os problemas são a atualização da área dos imóveis, realizada através de imagens áreas no ano passado, e problemas no site do governo municipal. Em resposta ao Diário de Teresópolis, nesta sexta-feira a prefeitura se posicionou sobre as demandas. Em relação ao primeiro caso, a informação oficial é que “Os contribuintes que receberam a notificação da Prefeitura e que tiveram os seus imóveis georreferenciados devem agendar atendimento na Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. O telefone é o 2742-4400 (Whatsapp)”. Já quanto à dificuldade para acessar a página da prefeitura e emitir o carnê, a Assessoria de Comunicação informou o seguinte: “Por conta do elevado número de acessos, o site para a emissão do IPTU tem apresentado instabilidade pontual. O melhor horário de acesso é entre 18h e 9h. As Secretarias Municipais de Fazenda e de Ciência e Tecnologia vêm monitorando o site, a fim de atender a demanda”.

O site para emitir a guia para pagamento do IPTU 2023 é o www.teresopolis.rj.gov.br/iptu-2023/. O contribuinte que não tem acesso à internet pode comparecer ao balcão da Secretaria Municipal de Fazenda, montado no primeiro piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, Várzea), e solicitar a impressão do documento. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. “Principal receita do município, o Imposto Predial e Territorial Urbano pago em dia resulta em mais investimentos, principalmente nas áreas de saúde, educação, obras e infraestrutura urbana e rural”, informa a PMT.

Os carnês físicos tradicionais também já estão sendo distribuídos. Dos 57.871 carnês impressos, 43.870 são enviados pelos Correios e 13.911 estão disponíveis no balcão da Secretaria de Fazenda, das 9h às 18h. Para facilitar a localização, o contribuinte poderá apresentar um carnê de anos anteriores ou o número da matrícula do imóvel.

“Como acontece todo ano, não houve aumento do imposto. Conforme previsto na Lei Complementar nº 195, de 14/10/2015, o valor é corrigido em função da variação acumulada do IPCA. Nesse caso, a variação do IPCA de outubro de 2021 a setembro de 2022 foi de 7,17%”, informa também o governo municipal, em nota que explica ainda que a prefeitura garante duas faixas de desconto para pagamento do IPTU em cota única: de 15% para quitação até 30 de janeiro e de 10% até o dia 28 de fevereiro.

Pix

Ampliando seus canais digitais para oferecer comodidade e praticidade aos contribuintes, a Prefeitura de Teresópolis emitiu as guias do IPTU contendo o QR Code para pagamento via PIX. Basta apontar a câmera do smartphone, copiar o código gerado e fazer o Pix.

Onde pagar

Além da opção do Pix, o IPTU 2023 pode ser pago nas agências dos Bancos Santander e Caixa Econômica Federal e em seus canais de atendimento e também nas casas lotéricas. Clientes do Itaú e Banco do Brasil poderão fazer o pagamento pelo Internet banking e terminais de autoatendimento.

Tags

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE