Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

IPTU: quem teve imóvel analisado por “drone” deve procurar a prefeitura

Está em curso o pagamento do IPTU 2023 em Teresópolis. Porém, boa parte dos contribuintes não está conseguindo realizar o procedimento obrigatório. Apuramos que, entre a maioria dos casos dos teresopolitanos que não têm conseguido emitir os carnês, os problemas são a atualização da área dos imóveis, realizada através de imagens áreas no ano passado, e problemas no site do governo municipal. Em resposta ao Diário de Teresópolis, nesta sexta-feira a prefeitura se posicionou sobre as demandas. Em relação ao primeiro caso, a informação oficial é que “Os contribuintes que receberam a notificação da Prefeitura e que tiveram os seus imóveis georreferenciados devem agendar atendimento na Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais. O telefone é o 2742-4400 (Whatsapp)”. Já quanto à dificuldade para acessar a página da prefeitura e emitir o carnê, a Assessoria de Comunicação informou o seguinte: “Por conta do elevado número de acessos, o site para a emissão do IPTU tem apresentado instabilidade pontual. O melhor horário de acesso é entre 18h e 9h. As Secretarias Municipais de Fazenda e de Ciência e Tecnologia vêm monitorando o site, a fim de atender a demanda”.

O site para emitir a guia para pagamento do IPTU 2023 é o www.teresopolis.rj.gov.br/iptu-2023/. O contribuinte que não tem acesso à internet pode comparecer ao balcão da Secretaria Municipal de Fazenda, montado no primeiro piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, Várzea), e solicitar a impressão do documento. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. “Principal receita do município, o Imposto Predial e Territorial Urbano pago em dia resulta em mais investimentos, principalmente nas áreas de saúde, educação, obras e infraestrutura urbana e rural”, informa a PMT.

Os carnês físicos tradicionais também já estão sendo distribuídos. Dos 57.871 carnês impressos, 43.870 são enviados pelos Correios e 13.911 estão disponíveis no balcão da Secretaria de Fazenda, das 9h às 18h. Para facilitar a localização, o contribuinte poderá apresentar um carnê de anos anteriores ou o número da matrícula do imóvel.

“Como acontece todo ano, não houve aumento do imposto. Conforme previsto na Lei Complementar nº 195, de 14/10/2015, o valor é corrigido em função da variação acumulada do IPCA. Nesse caso, a variação do IPCA de outubro de 2021 a setembro de 2022 foi de 7,17%”, informa também o governo municipal, em nota que explica ainda que a prefeitura garante duas faixas de desconto para pagamento do IPTU em cota única: de 15% para quitação até 30 de janeiro e de 10% até o dia 28 de fevereiro.

Pix

Ampliando seus canais digitais para oferecer comodidade e praticidade aos contribuintes, a Prefeitura de Teresópolis emitiu as guias do IPTU contendo o QR Code para pagamento via PIX. Basta apontar a câmera do smartphone, copiar o código gerado e fazer o Pix.

Onde pagar

Além da opção do Pix, o IPTU 2023 pode ser pago nas agências dos Bancos Santander e Caixa Econômica Federal e em seus canais de atendimento e também nas casas lotéricas. Clientes do Itaú e Banco do Brasil poderão fazer o pagamento pelo Internet banking e terminais de autoatendimento.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Paralamas do Sucesso fecha o Festival de Inverno em Teresópolis

Turismo de experiência em Teresópolis, transformando viagens em vivências memoráveis

Justiça mantém bloqueio das contas da Prefeitura até alcançar o valor da dívida

Teresópolis: Clube do Ingá, dos famosos bailes de Carnaval à depredação

G20: declaração menciona taxação de fortunas e Haddad prevê pressão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE