Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Chuvas: Defesa Civil de Teresópolis enfatiza importância de simulado de desocupação

A ação tem como objetivo de preparar os moradores na prevenção e como se proteger em casos de possíveis desastres

Coordenado pela Secretaria de Defesa Civil de Teresópolis, foi realizado com sucesso, no último sábado, 26, o exercício simulado de evacuação de área vulnerável na comunidade do Caleme. A ação, realizada em todo estado do Rio de Janeiro, teve como objetivo preparar os moradores na prevenção e como se proteger em casos de possíveis desastres. Houve acionamento de sirene, simulação de transporte e socorro de pessoa ferida e cadastramento de vítimas para a prestação de ajuda comunitária a possíveis desalojados e desabrigados. O treinamento reuniu moradores e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Segurança Pública, da Defesa Civil Estadual, do Grupo de Radioamadores de Teresópolis, da Polícia Militar e da Associação de Moradores do bairro, Nudec Caleme.
O secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, ressaltou que instruir a comunidade para uma correta atitude em situação de desastres representa uma importante atitude de fortalecimento da cultura preventiva e de aprimoramento da resiliência. “A realização deste treinamento fortalece as bases para a construção de cidadãos e comunidades mais protegidas e resilientes. Após exercícios como esse, nós fazemos uma avaliação técnica para corrigir possíveis falhas, a fim de evitar erros numa situação real’, finalizou o Coronel lembrando que no mês de dezembro será lançado o Plano Verão 2022/23.

Houve acionamento de sirene, simulação de transporte e socorro de pessoa ferida e cadastramento de vítimas para a prestação de ajuda comunitária a possíveis desalojados e desabrigados

Evento estadual
A atividade, realizada simultaneamente em 16 municípios, envolveu 20 órgãos estaduais e municipais, cerca de 800 agentes, militares e voluntários.A ação faz parte do Plano de Contingências do Estado para Chuvas Intensas. Ao todo, aproximadamente 14 mil moradores foram beneficiados pelo exercício, que testou o acionamento de sirenes em casos de chuvas fortes, deslizamentos e inundações. “Trabalhamos continuamente para oferecer segurança à população. São ações de orientação para deixar áreas de risco iminente, com o melhor deslocamento para pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Essas atividades também preparam nossos agentes de segurança para situações de emergência, reduzindo danos e que, com certeza, vão ajudar a salvar muitas vidas fluminenses”, afirmou o governador Cláudio Castro.
A mobilização preventiva, realizada em parceria com as defesas civis municipais, órgãos governamentais e não-governamentais e a sociedade civil, aconteceu no Rio de Janeiro, em São João de Meriti, Magé, Duque de Caxias, Cachoeiras de Macacu, Niterói,  Angra dos Reis, Mangaratiba, Barra do Piraí, Barra Mansa, Queimados, Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Areal e Bom Jardim. “O simulado faz parte do calendário de ações relacionadas ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, que é comemorado dia 29 de novembro. Mas a preparação para as chuvas acontece o ano todo, com investimentos frequentes e sistemáticos no treinamento de agentes e bombeiros, na capacitação da população por meio de campanhas e simulados e no reequipamento e na modernização operacional. É um plano de ação permanente, alinhado estrategicamente com as demais secretarias e órgãos do Governo do Estado”, detalhou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Sampaio Monteiro.

Compartilhe:

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conta de água comercial com 100% de aumento ainda sem solução

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Ação conjunta prende homicida em Itaipava

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

Jacarandá, um lugar para visitar em qualquer estação do ano

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE