Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Claudio Castro: ‘O Rio voltou para o mapa dos investimentos’

Governador fala sobre o novo momento econômico e a vocação do Rio de Janeiro para grandes negócios

O novo cenário econômico do Rio foi tema do Seminário Diálogos RJ, realizado pela editora Globo, nesta quinta-feira, 27, no Centro do Rio. Durante o evento, o governador Claudio Castro falou sobre a vocação do Rio de Janeiro para os grandes negócios e o resgate da credibilidade, que favorece a atração de empresas e a criação de empregos. “Números mostram que há um cenário econômico diferente no Rio de Janeiro. Em 2022, conquistamos o terceiro lugar no ranking nacional de abertura de empreendimentos, com mais de 295 mil novos negócios. Foram mais de 194 mil empregos formais criados. Além disso, somos o segundo maior mercado consumidor. Estamos passando por um momento de recuperação. Nós temos uma indústria forte, um comércio forte e tivemos a coragem de tomar as decisões certas na hora certa”, ressaltou Claudio Castro.
Durante o debate, Eduardo Eugênio, presidente da Firjan, afirmou que o Rio de Janeiro, que possui o segundo maior parque industrial do Brasil, tem potencial para se tornar um hub de energia verde. Ele ressaltou a importância do trabalho integrado entre o poder público e privado, que faz todo mundo crescer. “Se o Governo estruturar um município, por exemplo, dando condições e infraestrutura local, a indústria vai querer ir para lá e assim vai gerar mais emprego e desenvolvimento econômico. Temos que andar todos juntos”, enfatizou.
Já Antônio Queiroz, destacou a importância do auxílio do Estado na desburocratização para a abertura de empresas. Apenas no último mês de março, foram abertos 6.709 novos negócios no Rio de Janeiro. “O empresariado como um todo almeja previsibilidade e segurança jurídica. Passamos a perceber essa mudança de um tempo para cá. Abre-se uma empresa hoje com a maior facilidade, em 30 minutos”.

Avanços em infraestrutura
Na segunda mesa de debates que discutiu os desafios para a geração de emprego e renda no futuro, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, ressaltou que o estado do Rio de Janeiro está no caminho certo. “Estamos muito acima de outros estados, principalmente em infraestrutura e desenvolvimento econômico. Fomos o primeiro estado a tirar do papel o Marco Legal do Saneamento e a concessão de saneamento feita aqui virou modelo para outros estados. Em menos de dois anos essa iniciativa já gerou cerca de 10 mil empregos. E a expectativa é que a novas concessionárias gerem cerca de 20 mil postos de trabalho ao longo de todo o processo. O Rio vem fazendo o seu papel e no ranking nacional, segue entre os estados que mais geram postos de trabalho formal”, disse Miccione.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE