Unidade da Polícia Militar do Rio de Janeiro responsável pelo combate ostensivo aos crimes ambientais nos 92 municípios do estado, o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) está agora mais equipado para cumprir sua missão, ao receber 20 novas viaturas picapes semiblindadas Ford Ranger e duas motos aquáticas Jet-sky. A cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta terça-feira (28), na sede CPAm, na Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, reunindo o vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que representou o governador Cláudio Castro, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, entre outras autoridades.
Com configuração adequada para ações de combate a crimes ambientais, as novas viaturas e as duas moto aquáticas serão distribuídas entre as oito Unidades de Polícia Ambiental (UPAms), localizadas estrategicamente em todas as regiões do estado. Os dois Jet-skys vão reforçar a frota da 7ª UPAm, especializada no combate a crimes ambientais no mar, em rios e lagoas. O vice-governador Thiago Pampolha comemorou o fortalecimento logístico do CPAm para a proteção da biodiversidade fluminense. “Hoje é um dia emblemático. O Governo do estado é atuante também na segurança do meio ambiente, como recentes casos da nossa Polícia Militar atuando conjuntamente com o INEA, interceptando, interrompendo e prendendo envolvidos, seja na extração mineral no Noroeste Fluminense, em desmatamento em Cabo Frio e tantas outras ocorrências atendidas. Com a entrega dessas viaturas, vamos fortalecer ainda mais a logística do controle e do combate ao crime ambiental no Rio de Janeiro”, disse Thiago Pampolha.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires, agradeceu o apoio que o Governo do estado tem prestado à Corporação, com aportes de recursos para aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos tecnológicos de última geração, ferramentas imprescindíveis para uma política de segurança pública bem-sucedida. “Nos últimos dois anos, temos conseguido reestruturar a nossa Corporação e entregar equipamentos para melhorar nossa capacidade operacional e proteger os nossos policiais militares, com veículos blindados. No caso do CPAm, a última entrega de viaturas para esta importante unidade ocorreu em 2017”, disse o comandante-geral.