Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa a reforma do Hemonúcleo de Teresópolis

Doadores devem procurar posto de atendimento no Hospital São José

Tiveram início nesta segunda-feira, 18, com previsão de até seis meses de duração, as obras de reforma geral do Hemonúcleo de Teresópolis. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos, e pela subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Aragão, o prefeito Vinicius Claussen esteve no local e percorreu todos os ambientes, conferindo detalhes do projeto com o engenheiro civil Wályson Moura, responsável técnico da empresa contratada pela prefeitura, por meio de licitação. Durante a obra, a coleta de sangue será feita na Unidade de Hematologia do Hospital São José (HSJ), localizado na Rua Judith Maurício de Paula, 135, no Alto. “O Hemonúcleo é uma estrutura de saúde que existe há 19 anos no município e precisava passar por uma modernização, principalmente no que tange à biossegurança da área de trabalho dos profissionais do setor. Teresópolis está investindo na melhoria das estruturas de saúde para que possamos vencer todos os desafios e oferecer serviços de qualidade a todos os cidadãos”, assinalou Vinicius Claussen.
Os recursos do Ministério da Saúde, através de projeto de emenda parlamentar no valor de R$ 223.138,99, foram liberados e fiscalizados pela Caixa Econômica Federal. “Esse é um projeto antigo, pois o Hemonúcleo precisa de adequações às normas sanitárias vigentes. Serão feitas obras nos espaços de triagem e dos doadores, nas salas de processa mento de sangue e hemoderivados, e a unidade receberá equipamentos e gerador novos”, relatou o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos. A humanização do atendimento é outro ponto que será garantido pela reforma. “As adequações vão atender as resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), humanizando o atendimento do doador de sangue e o trabalho dos profissionais de saúde. Doar sangue é vida e essa humanização é essencial”, pontuou a subsecretária Patrícia Aragão.
Inaugurado em 2001 em espaço anexo ao Centro de Saúde da Várzea (Rua Francisco Sá, 299) e com uma média de 200 doações mensais, o Hemonúcleo de Teresópolis atende o município e as cidades vizinhas de Guapimirim, e São José do Vale do Rio Preto, auxiliando eventualmente hospitais de Nova Friburgo, Magé e até do Rio de Janeiro.

Doação de sangue no HSJ
Devido ao início das obras de reforma do Hemonúcleo Municipal, o atendimento para coleta de sangue será feito na Unidade de Hematologia no Hospital São José (Rua Judith Maurício de Paula, 135, Alto). Para a doação não há necessidade de agendamento. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto feriados). O telefone para informações é (21) 97142-1063.

Para doar sangue é necessário
– Estar bem de saúde; – Ter entre 16 e 69 anos e peso superior a 50 quilos; –  Adolescentes entre 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais; – O limite de idade para a primeira doação é 60 anos; quem tem 61 anos ou mais e nunca doou está inapto; – Ter feito uma refeição leve, não ter consumido gordura nem ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não ter fumado ao menos uma hora antes; – Uso de medicamentos e vacinas e ter sido submetido a cirurgias podem tornar o doado inapto; – Após 30 dias sem sintomas de COVID-19, o doador estará apto a doar.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo estadual altera regras para o e-commerce

SEDCON e PROCON-RJ divulgam monitoramento de preços da Black Friday

Dinheiro da Educação foi usado para comprar diversos outros imóveis

AÇÃO DA PCERJ, PM E MP: Três presos em operação de combate ao tráfico no interior

Edinho reeleito na OAB Teresópolis com 267 votos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE