Após um longo período ensinando e aprendendo no mundo digital, os professores encaram vários desafios ocasionados pela pandemia. Neste sentido, a formação continuada se faz imprescindível. Assim, o Instituto Conhecer, considerada uma das empresas mais conceituadas do Brasil na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação, lançou o “Congresso Brincar”. O evento chega a sua sexta edição e este ano pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, sendo Teresópolis escolhida para o evento que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, no Clube Comary (Avenida Hercílio Ferreira dos Santos, 97 – Granja Comary).
Para quem é o congresso brincar presencial: pedagogos, professores, coordenadores de ensino, estudantes, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e demais profissionais da área da educação. O “Congresso Brincar” abordará temas relevantes baseados na BNCC, Base Nacional Comum Curricular, é para quem educa infâncias, se atualiza, pesquisa e se destaca. Trata-se de um evento permeado de entusiasmo e emoção, promete provocar aulas mais didáticas e dinâmicas para que os professores tenham maior engajamento das crianças nos momentos de aprendizagem, além de conseguirem detectar com mais facilidade suas dificuldades.
Vicente Falcão, presidente do Instituto Conhecer e organizador do evento, está ansioso para a primeira edição do Congresso Brincar no Rio de Janeiro e enfatiza a importância do reencontro pós-pandemia: “A expectativa é a melhor possível, é o momento de reencontro para resignificar, restaurar, transformar histórias de vida, pois educar é introduzir as crianças na realidade do infinito e da totalidade, vai além do que podemos ensinar, está relacionado ao que somos”. Vicente também é escritor e juntamente com Israel Boniek vão fazer o lançamento oficial do livro “Momento Imperfeito: reflexões sobre a essência da Educação Infantil”, durante o Congresso Brincar em Teresópolis. Os autores da obra estarão disponíveis para autógrafos e fotografias com os leitores.
Dez palestrantes renomados emprestarão suas vozes e movimentos, instigando à reflexão, à criatividade, mostrando caminhos, perspectivas, abrindo o leque de possibilidades de trabalho na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O evento tem a Coordenação Pedagógica da professora Paty Fonte. Para mais informações e inscrições, acesse o site: www.congressobrincar.com.br
PALESTRANTES E RESPECTIVAS TEMÁTICAS
EDUARDO SHINYASHIKI – A Arte do Conviver e Aprender.
BIA BEDRAN – Cantar, Criar, Brincar: Propostas Musicais na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
PROFESSOR SASSÁ – Crie, invente faça uma aula diferente (construção de atividades lúdicas com materiais descartáveis).
MARCELO SERRALVA – Ludimúsica – vivências musicais: músicas e brincadeiras como ferramenta pedagógica para sala de aula.
SANDRA BOZZA – A diferença entre letramento e alfabetização.
ISRAEL BONIEK – Desenvolvimento Cognitivo e Subjetividade, relações de aprendizagem.
CLEYTON PASSOS – Vivenciando o teatro de bonecos dentro da sala de aula.
CÉSAR NUNES – Educação, Brinquedos, Brincadeiras, Saberes e Escola: uma nova pedagogia centrada nas crianças como sujeitos de culturas e aprendizagens.
ANA PRAVATO – Autismo, Altas Habilidades ou Superdotação: Mitos e Verdades.
MAX HETINGER = Nova escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios!