No último domingo (03), a Diocese de Petrópolis promoveu o Congresso Diocesano de Iniciação à Vida Cristã no Colégio São Paulo, em Teresópolis, contando com a participação de mais de 700 pessoas. O evento teve a presença de Dom Joel Portella Amado, bispo diocesano, e abordou o tema “Ser catequista requer amor: amor cada vez mais forte a Cristo, amor ao seu povo santo”, uma citação do Papa Francisco de 2013, durante a peregrinação de catequistas a Roma no Ano da Fé.
Durante o encerramento no ginásio do Colégio São Paulo, Dom Joel enfatizou que não há um livro oficial para a catequese na Diocese de Petrópolis. “A Catequese não é aula, não é escola”, explicou o bispo, destacando que a Bíblia é o principal recurso para a iniciação à vida cristã, enquanto outros documentos e livros servem como suporte para o crescimento e enriquecimento dos catequistas. Dom Joel ressaltou ainda que o verdadeiro valor da catequese está no encontro pessoal com as crianças, no convívio e no testemunho de fé e paixão por Jesus. “O que faz o teu encontro é o teu convívio com as crianças e o teu testemunho ao transmitir a fé”, afirmou.
Padre Marcelo Alvarenga, coordenador do Setor de Catequese da Diocese, destacou a importância do Congresso ao reunir catequistas de todas as fases da Iniciação à Vida Cristã. “O Congresso é uma grande assembleia que promove a verdadeira comunhão e troca de experiências entre os catequistas de todas as paróquias da Diocese”, comentou. Ele também ressaltou que o evento é crucial para definir diretrizes e reforçar a unidade da igreja diocesana, permitindo que diferentes realidades caminhem juntas na alegria do Evangelho e em sinodalidade. “O Congresso não é apenas um momento celebrativo, mas também normativo, pois nos orienta a seguir juntos como Igreja no Brasil”, disse Padre Marcelo.
O evento contou ainda com palestras da Irmã Lúcia, da Congregação das Irmãs de Belém, do Padre Alexander de Brito Silva, coordenador diocesano de Pastoral, e do Padre João Pedro Marques Rabello, Vigário Paroquial em São José do Vale do Rio Preto. Os palestrantes enfatizaram a importância do encontro com Jesus para viver a fé e testemunhar Cristo como catequistas.
Vários padres, principalmente do Decanato Santa Teresa, participaram do Congresso. A missa foi presidida por Dom Joel e concelebrada pelo decano de Teresópolis, Padre Jorge Pacheco, pelo Pároco de Santo Antônio, Padre Renato Andrade, Vigário Geral da Diocese, Monsenhor José Maria Pereira, Padre Marcelo Alvarenga, Padre Alex e Padre João Pedro, Padre Ernande Nascimento, Padre Tiago Henrique das Dores e Padre Julian Fonseca. (Com informações da Diocese de Petrópolis)