Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Contas da Enel sofrem reajuste de até 6,18%

Aprovadas pela Aneel, novas tarifas já entraram vigor

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 14, a revisão tarifária da Enel Distribuição Rio. O índice é, em média, de 3,28%, e passou a vigorar nesta quarta-feira, 15. Para consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, a alta foi, em média, de 6,18%. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, houve uma redução de, em média, 4,91%. “A revisão tarifária da Enel Rio é realizada a cada cinco anos, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, reconhecendo os investimentos realizados pela companhia no período. Além disso, a definição da nova tarifa considera a atualização dos custos de geração e transporte da energia (transmissão e distribuição) e encargos setoriais”, divulgou, em nota, a concessionária.
Na revisão tarifaria deste ano, as tarifas foram impactadas, entre outros fatores, pelo aumento dos custos com transporte de energia (+1,99%), que não são controlados pela Enel Rio. Por outro lado, após medidas implementadas pelo regulador e pela distribuidora, itens como a queda na tarifa de Itaipu (-2,01%), a devolução para os consumidores de valores envolvidos na venda da Eletrobras (-2,46%) e a utilização de créditos de PIS/COFINS (-5,74%) contribuíram para reduzir o índice final definido pela Aneel.

Composição da tarifa de energia
A conta de energia é composta por custos que não estão relacionados apenas aos serviços de distribuição. As tarifas da Enel Rio são definidas pela agência reguladora, a Aneel, com base em leis e regulamentos federais e contêm custos que não são de responsabilidade da Enel, como impostos, encargos setoriais e custos de geração e transmissão de energia, entre outros. Estes valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da tarifa de energia, e repassados às empresas de geração, transmissão e ao Governo Federal. Em uma fatura de energia no valor de R$ 100, apenas R$ 24,04 são destinados à Enel Distribuição Rio para operação, expansão, manutenção da rede de energia e para remuneração dos investimentos.

Compartilhe:

Edição 01/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Inmet prevê chuva e ventos intensos para várias regiões do país

PF faz operação contra caça de mico-leão-dourado

GCM e PM apreendem produtos de beleza e saúde vendidos em via pública

Estudantes na campanha contra o mosquito Aedes aegypti

Homem preso com maconha e cocaína em Água Quente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE