Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Contas de Governo de cinco Municípios recebem parecer prévio favorável à aprovação

Foram analisados os dados de Angra dos Reis, Cabo Frio, Paty do Alferes, Queimados e Rio das Ostras

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das prestações de Contas de Governo de 2022 de cinco Municípios. Em acórdãos proferidos unanimemente durante a sessão plenária do dia 11 de outubro, trataram dos números relativos aos Municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio, Paty do Alferes, Queimados e Rio das Ostras. Os documentos serão encaminhados para as respectivas Câmaras de Vereadores para avaliação final.

Em Cabo Frio, a gestão do então prefeito José Bonifácio Ferreira Novellino, já falecido, aplicou o equivalente a 26,99% das receitas de impostos e transferências de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino, atendendo, assim, ao disposto no artigo 212 da Constituição. Nas ações e serviços públicos de saúde, o Município aplicou o equivalente a 25,41% dos recursos oriundos da arrecadação dos impostos, sendo, portanto, superior aos 15% estabelecidos no artigo 7º da Lei Complementar nº 141/12.

O Município aplicou 100% dos recursos do Fundeb de 2022, sendo, por conseguinte, superior aos 90% estabelecidos no artigo 25 da Lei Federal n.º 14.113/20. No entanto, foram observadas oito ressalvas, dentre as quais cancelamentos de restos a pagar processados sem apresentação de justificativas, no montante de R$ 2.720.602,74, cuja obrigação já fora cumprida, não observando o direito adquirido pelo credor, conforme previsto nos artigos 62 e 63 da Lei Federal nº 4.320/64. Elas geraram oito determinações. Também foi observada uma recomendação.

Cabo Frio

A análise da prestação de contas de Angra dos Reis verificou o cumprimento da aplicação mínima de 25% em Educação, com 26,54% das receitas de impostos e transferências de impostos na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. Em relação às Ações e Serviços Públicos de Saúde, que prevê o investimento mínimo 15% da arrecadação dos impostos, a gestão do prefeito Fernando Antônio Ceciliano Jordão dedicou 20,21%.

Foram registradas três ressalvas apontando que o Município da Região da Costa Verde não realizou suas despesas com ações e serviços públicos de saúde a partir de recursos movimentados unicamente pelo Fundo Municipal de Saúde, contrariando o estabelecido no parágrafo único do artigo 2º c/c o artigo 14 da Lei Complementar Federal nº 141/12. Entre as recomendações registradas, o chefe do Executivo deve atentar para a necessidade de estabelecer procedimentos de planejamento, acompanhamento e controle de desempenho da educação na rede pública de ensino, aprimorando a referida política pública, para que sejam alcançadas as metas do Ideb.

Angra dos Reis

A prestação das contas de governo sob responsabilidade do prefeito Glauco Barbosa Hoffman Kaizer, de Queimados, recebeu parecer prévio favorável à aprovação, com quatro ressalvas e igual número de recomendações. Foi observado o não cumprimento da meta de resultado primário estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias, desrespeitando a exigência do inciso I do artigo 59 da Lei Complementar Federal nº 101/00, além da ausência de equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos, sendo constatado desequilíbrio financeiro, em desacordo com o artigo 9º, § 1º, da emenda constitucional nº 103/19 c/c a Lei Federal n. 9.717/98.

Por outro lado, o Município da Baixada Fluminense efetuou aplicações na manutenção e desenvolvimento do ensino conforme o estabelecido no artigo 212 da Constituição Federal de 1988, perfazendo 33,31%. Outros 19,53% das receitas de impostos e transferências previstas foram aplicados em ações e serviços públicos de saúde.

Tags

Compartilhe:

Edição 17/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE