Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Contato com a natureza e lazer para toda a família em Santa Rita

Conheça a sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que oferece de labirinto para crianças a trilhas de diferentes níveis

Marcello Medeiros

Que tal visitar um lugar com possibilidades de lazer para todas as idades, permitindo desde caminhadas curtas a uma desafiadora trilha de onde se admira todas as belezas da região? E, no meio desses caminhos, atrativos para as crianças como um labirinto construído com plantas, brinquedos em madeira e até uma pequena piscina, entre outras atrações. Essas são algumas das qualidades da sede principal do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em Santa Rita, Segundo Distrito do município, onde estivemos na última quinta-feira para registrar essas maravilhas com o objetivo de convidar teresopolitanos e turistas para conhecer e valorizar um dos cantinhos mais bonitos dessa unidade de conservação ambiental, que é administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e não tem cobrança de ingresso. “Decidimos que aqui seria a sede do parque, com toda essa parte administrativa, e que para o público faríamos algo diferente. Aqui é uma antiga fazenda, então não é como na subsede Tartaruga, que tem trilhas mais íngremes, aquele perfil de montanha. Aqui as trilhas são mais tranquilas, mais planas… É um ambiente bem familiar. Tem uma piscininha pequena que as crianças podem utilizar, um pocinho, tem brinquedos infantis, diversas mesas espalhadas para fazer piquenique, trilhas curtas como a do Jacu e a Tangará que qualquer criança faz com facilidade. É também ambiente mais arborizado, mais fresco, perfeito mesmo para passar o dia e usufruir tudo isso com a família”, explica o Chefe do PNMMT, Paulo Sérgio Bandeira.
Percorremos as curtas trilhas do Jacu e Tangarás, passando pelo convidativo labirinto, que mesmo ainda em crescimento pode garantir momentos de diversão para a criançada, e registramos ainda as muitas mesas para piquenique, a futura área de camping e outras maravilhas naturais preservadas graças ao empenho da equipe da unidade de conservação ambiental. Muitos pássaros, borboletas e outras espécies podem ser contempladas em um ambiente que a cada dia fica mais convidativo a quem busca relaxar e se afastar da correria das cidades.
Carolina Oliveira, responsável pelo Setor de Montanhismo do Parque Montanhas, também conversou com nossa equipe. Ela enfatizou a diversidade de atrativos no local e vizinhança da sede, indicando que facilmente é possível passar um bom dia de lazer naquela região. “Atualmente a gente tem três trilhas aqui, Tangará, Jacu e Alpina. As duas primeiras são de dificuldade baixa, bem básicas, e a Alpina já é mais exigente. Ou seja, a pessoa que busca algo mais pode vir com a família, deixar as crianças na parte baixa, subir a Alpina para curtir o visual maravilhoso lá de cima, avistando nossa outra sede e a te a Serra dos Órgãos, e depois continuar o lazer com a família. Além disso, no entorno, na região tem uma gama de montanhas. Tem o Arrieiro aqui ao lado, tem a Pedra de Santa Rita com um imenso setor de escaladas, além de uma comunidade acolhedora de produtores rurais, que hoje são bons parceiros do parque”, pontua.

Lazer e conservação
Além de oferecer tantas possibilidades de diversão e contato com a natureza, o núcleo principal do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem contribuído para a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico de uma região duramente afetada com a Tragédia de 12 de Janeiro de 2011. “Compramos essa antiga fazenda com uma verba de compensação ambiental do governo estadual. Decidimos que aqui seria a sede principal para contribuir com a região também. Víamos o Terceiro Distrito se desenvolvendo e Segundo em abandono. E o parque pode ser esse fomentador de um crescimento ordenado para a região. Hoje praticamente todos os moradores da região procuram o parque, temos uma boa relação com o entorno. Hoje temos 17 funcionários no parque, com perspectiva de ampliação, é um caminho traçado, que está indo devagar, mas está funcionando. Em 2019 recebíamos 300 pessoas por ano, agora são 300 por mês”, relata o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Castro, citando ainda que cada vez mais pessoas têm deixado de lado a errônea ideia que se trata de um local muito distante. “Estamos falando de 20 minutos do centro de Teresópolis. Saímos do município para ir a parques em Friburgo, Petrópolis… E por quê não podemos sair para conhecer um parque no Segundo Distrito?”.

Como chegar
O principal, e mais fácil acesso do parque, é via BR-116. A referência é a localidade de Holliday, pouco depois do Fischer e cerca de um quilômetro antes do posto da PRF em Três Córregos. Saindo da rodovia federal, há placas indicando o caminho até Santa Rita. Depois de subir ao lado do Holliday, a estrada em declive leva até um antigo campo de futebol. Em seguida, basta seguir para a direita e, pouco depois, já se avista a portaria da unidade de conservação ambiental.

  • Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização. Lei nº 9610/98 – Direitos reservados O Diário de Teresópolis

Tags

Compartilhe:

Edição 10/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

MAIO AMARELO: Ônibus de Teresópolis ganham adesivos para alertar sobre “pontos cegos”

Copa do Mundo Feminina: Brasil consegue maior nota para 2027

Polícia Civil prende homem acusado de abusar da enteada

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Mães não pagam ingresso para ir no Parc Magique neste domingo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE