Foi realizada uma assembleia em frente ao Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) dos Correios em Teresópolis, quando os trabalhadores da unidade local aprovaram a deflagração de greve em protesto contra as condições de trabalho no local. “Estamos há meses enfrentando condições insalubres e inseguras. A paciência dos trabalhadores chegou ao limite, e a greve é uma resposta necessária para chamar a atenção da empresa e das autoridades”, relatou Leônidas Silva, diretor da região, e entrevista ao site do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (SINTECT-RJ). A decisão ocorreu na quarta-feira (03) à tarde. Nesta sexta-feira (05), O Diário apurou que, apesar da aprovada greve, a distribuição está sendo realizada. Momentaneamente, ocorre de maneira reduzida, mas segundo funcionários foram acionadas equipes de outras unidades para auxiliar na regularização. O atendimento direto na Tenente Luiz Meirelles, porém, não está ocorrendo.
Também de acordo com reportagem do SINTECT-RJ, a decisão foi motivada pelas sérias dificuldades que comprometem suas condições de trabalho e bem-estar, resultantes da negligência da direção dos Correios. “A luta por melhores condições de trabalho é uma prioridade para o sindicato. Continuaremos mobilizando os trabalhadores, exigindo a realização de um concurso público e preparando a categoria para a campanha salarial. Não podemos aceitar o descaso da empresa com a saúde e a segurança dos trabalhadores”, frisou o presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida.
O texto divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos informa que “os trabalhadores lidam com o revezamento de motos para a execução das entregas, o que aumenta a carga de trabalho e expõe os trabalhadores a riscos desnecessários, como acidentes e problemas de saúde decorrentes do uso constante de motos em mau estado de conservação. A ausência de um estacionamento apropriado para os veículos dos trabalhadores também evidencia o descaso com as necessidades básicas da unidade”.