Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Corrida une mulheres, incentiva a amizade e a prática esportiva

Criado em Teresópolis, grupo “Amigas que a corrida me deu” ganha cada vez mais adeptas

Isla Gomes

A equipe “Amigas que a Corrida me Deu” foi criada em 2020 e reúne mulheres apaixonadas por corrida, pessoas que incentivam umas as outras e promovem ações sociais importantíssimas em Teresópolis. Hoje já são 300 mulheres participantes e, apesar de a corrida ser a modalidade principal, algumas dessas mulheres preferem a caminhada como exercício, o que destaca o quanto o grupo dinâmico, leve e diversificado, possibilitando que cada mulher vá ao seu tempo e conforto. A equipe influencia e beneficia mulheres até mesmo de fora da cidade, como é o caso das integrantes que participam pelo grupo de Whatsapp, mas, moram no Rio de Janeiro. Em entrevista ao Diário, duas das organizadoras detalharam outros pontos sobre a formação.


Maria Aparecida, mais conhecida como “Cida”, além de corredora, é uma das organizadoras, ela nos conta como o time surgiu. “Somos um grupo muito diverso e unido, aqui não há nenhuma discriminação entre as mulheres. Nosso grupo é um grupo de amantes da corrida, somos uma equipe de amigas que se reuniu para fazer uma corrida fora da cidade, não ocasião éramos somente 18 meninas determinadas e sonhadoras. Sobretudo, esse grupo permaneceu e cresceu, a equipe foi ganhando forma, ganhando nome, ganhando logo e ganhando novas integrantes maravilhosas. Hoje somos cinco administradoras, eu, a Aline Enes, Aline Guarilha, Fábia e a Bruna, e nós temos feito de tudo para manter esse grupo unido e motivar outras mulheres”, relata.

“Somos um grupo muito diverso e unido, aqui não há nenhuma discriminação entre as mulheres. Éramos somente 18 meninas, mas, a equipe cresceu e foi ganhando forma, nome, logo e novas integrantes maravilhosas”, relata Cida. Foto: Isla Gomes/Diário

Objetivo principal
Um estudo realizado na Austrália e divulgado no periódico Journal of American Osteopathic Association mostrou que entre as pessoas avaliadas as que optam por realizar atividades físicas em grupo relatam uma sensação de bem estar mental 12% maior em comparação àquelas que escolheram treinos individuais, 26% a mais de estabilidade emocional, 24% de melhoria na aptidão física e uma redução de 26% nos níveis de estresse quando comparados com quem treinou sozinho. “O foco principal é motivar e apoiar umas as outras. Somos um grupo exclusivamente de mulheres, e muitas meninas nos procuram afirmando que desejam fazer atividade física, mas, desanimam por não terem motivação, companhia e apoio. Desta forma, nosso grupo entra em cena com o objetivo de gerar uma rede na qual uma vai apoiando e incentivando a outra, tem sido assim deste o inicio e os resultados são gratificantes”, ressalta Cida.

“Nós realizamos a ‘Corrida do Outubro Rosa’ dando apoio contra o câncer de mama e no final do ano sempre fazemos um ‘Treinão de Natal’ no qual o intuito é arrecadar brinquedos para doar para crianças carentes”, destaca Aline Enes. Foto: Isla Gomes/Diário

Ações sociais
Aline Enes, que também é corredora e uma das organizadoras, nos esclarece quais ações sociais o grupo realiza além do incentivo à prática de atividade física. “Nós realizamos a ‘Corrida do Outubro Rosa’ dando apoio contra o câncer de mama e no final do ano sempre fazemos um ‘Treinão de Natal’ no qual o intuito é arrecadar brinquedos para doar para crianças carentes”, destaca a atleta.

Como participar ou patrocinar
Aline Enes incentiva que outras mulheres venham se inscrever para conhecer essa irmandade. “Todas são mais que bem vindas à equipe. Para se inscrever é muito fácil e rápido, basta acessar o link que está na nossa bio do Instagram (@amigasqueacorridamedeuoficial) e seguir o passo a passo. Vale destacar que, todo patrocínio é muito bem vindo, sem essa ajuda os eventos não acontecem, caso queiram patrocinar é só entrar em contato pelas redes sociais”, pontua.

Vem corrida aí!
Aparecida e Aline Enes destacam que estão ansiosas e felizes pelo próximo evento de corrida da equipe, que neste ano contará com muitas novidades na programação. “Teremos nossa terceira edição da ‘Corrida das Mulheres’ no dia 10 de março. Sempre fazíamos o percurso da Reta, mas, esse ano temos um diferencial, que é o espaço Golf Club, nesse local poderemos receber mais pessoas. Na ocasião, teremos duas distancias, com 5km com corrida e caminhada, desta forma quem não se sentir à vontade em correr pode caminhar, e receberá da mesma forma a medalha no final e o kit completo. Contaremos com a modalidade de 10km também, da mesma forma seguindo do Golf Club, mas, com um percurso um pouco maior. Sobretudo, neste evento teremos uma novidade, que é a ‘Corrida Kids’, ou seja, pela primeira vez teremos a participação das crianças, tudo dentro do próprio clube, com divisão por faixa etária, priorizando a segurança e bem-estar da criançada”, conclui Cida.
Aline Enes termina acrescentando detalhes do evento e chamando o pessoal para prestigiar. “O evento começa a partir das 8h, mas, quem quiser pode chegar um pouquinho antes para se aquecer. Para quem for assistir a entrada é totalmente gratuita, para quem deseja participar a taxa é R$ 80 e o link está na bio do nosso Instagram. Nós convidamos todos a prestigiarem este que será um grande dia, esse apoio é fundamental”, conclui.


Edição 14/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Seca e queimadas exigem mais cuidados com saúde; confira orientações

Feira da Serra neste domingo em Teresópolis

MPRJ instaura procedimento para apurar condições de prevenção e combate a incêndios florestais em Petrópolis

Promoção no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

Teresopolitano sofre com calorão fora de época

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE