Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid: 1.304 testes foram realizados em laboratórios particulares

Número de procedimentos no Pedrão foi de 1.704. Centro de Triagem registrou aumento na procura na última semana

Marcello Medeiros

Com flexibilização das medidas restritivas e a abertura da maior parte do comércio na semana passada, mesmo que com algumas regras, a impressão que muita gente pode estar tendo é que reduziu o risco de contaminação do novo coronavírus em Teresópolis. Porém, muito pelo contrário, as chances de entrar para as estatísticas de teresopolitanos infectados pelo SARS-CoV-2 continuam altas, principalmente se não houver respeito às medidas sanitárias tão faltadas desde o início da pandemia da Covid-19. Só para se ter uma ideia dessa situação, nesta terça-feira O DIÁRIO teve acesso ao número de atendimentos realizados no Centro de Triagem montado no Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara na última semana e constatou que ele se aproximou da média do início da escalada da doença no município. De acordo com dados divulgados pela Assessoria de Comunicação da PMT, foram 215 atendimentos entre os dias 7 (domingo) e 13 de junho (sábado). Nesse período, a sexta-feira, 12 de junho, foi o dia com maior número de pessoas atendidas no Pedrão, 40. O menor foi no dia 07, 18. De acordo com o Diário Oficial da Prefeitura o Centro de Triagem deixou de funcionar no período de 24h, estando aberto das 08h às 20h, mas o vice-prefeito disse que a publicação não está correta e que o local continua 24 horas.
Também apuramos junto ao Gabinete de Crise da Prefeitura nesta terça-feira o número de testes realizados até o momento, 3.045, com a divisão de acordo com procedimentos pagos pelo governo municipal e aqueles cujos valores saíram diretamente dos bolsos dos teresopolitanos e, consequentemente, realizados em unidades de saúde particulares: Foram realizados 1.741 testes por meio da rede pública e 1.304 através da rede privada credenciada (LACEN, Oswaldo Cruz, Centro de Patologia, Correias, Unimed, Agreg e TR da Secretaria de Saúde, entre outros).
Tentamos também saber sobre o número de testes realizados nas duas principais unidades hospitalares do município, São José e HCTCO. Porém, não obtivemos resposta nesse sentido até o fechamento desta edição.  A Assessoria de Comunicação do HSJ informou sobre os pacientes internados com a Covid-19. Até o fechamento desta edição eram 15, sendo oito no setor particular e sete via Sistema Único de Saúde (SUS).

Casos confirmados
A Secretaria Municipal de Saúde informou que até às 13h desta terça-feira havia 1.136 casos confirmados de pacientes com Covid-19 em Teresópolis. Até então existiam cinco testes em análise pelo LACEN-RJ e 594 recuperados com resultados laboratoriais comprobatórios. “Dos 35 pacientes internados, 16 têm diagnóstico positivo para COVID-19. No total, 12 pessoas estão na UTI e 7 estão intubados. Há 41 óbitos confirmados e 1 suspeito”, divulgou ainda a PMT.
Em relação ao levantamento anterior, mais 16 pessoas tiveram a confirmação para a doença. Os últimos pacientes que testaram positivo foram: Mulher, 55 anos, São Pedro; Mulher, 53 anos, São Pedro; Mulher, 30 anos, Panorama; Mulher, 34 anos, Carlos Guinle; Homem, 40 anos, Alto; Homem, 64 anos, Várzea; Mulher, 39 anos, Fischer; Homem, 82 anos, São Pedro; Mulher, 20 anos, Bonsucesso; Mulher, 67 anos, Mottas; Mulher, 77 anos, Venda Nova; Mulher, 56 anos, Araras; Mulher, 80 anos, Araras; Homem, 48 anos, Santa Cecília; Mulher, 37 anos, Caleme; Mulher, 50 anos, Alto.

Prefeitura orienta que empresas façam testes
Criado pelo Decreto Municipal nº 5.306/2020, de 8 de junho de 2020, o Certificado de Responsabilidade Sanitária Covid-19, parte integrante do Programa Estratégico de Testagem – PET, será concedido pelo Executivo Municipal a todos os estabelecimentos e prestadores de serviços que realizarem, voluntariamente, a testagem de todos os seus empregados, colaboradores, sócios e empresários. Os setores econômicos que já possuem o Alvará Combate ao COVID-19 – 2º Estágio – poderão solicitar o Certificado desde que tenham o Alvará Combate ao COVID-19 – 2º Estágio – ativo e testem todos os colaboradores com emprego formal para COVID-19, de acordo com a declaração da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). “É um incentivo da Gestão Municipal para que as empresas adotem mais esse cuidado de responsabilidade social e protejam tanto os seus colaboradores quanto seus clientes contra a Covid-19. Em tempos de pandemia, atos solidários e generosos são importantes aliados das políticas públicas para proteção de toda a sociedade”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.
Pelo decreto, as empresas podem adquirir voluntariamente os testes para aferição de IGG (imunoglobulina G) e IGM (imunoglobulina M) para o COVID-19; já a realização dos exames será conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, que está definindo a operacionalização da testagem para emitir o certificado. Para a manutenção do Certificado de Responsabilidade Sanitária COVID-19, será necessário que todos os integrantes da empresa realizem a AutoAvaliação semanal dos contratantes e colaboradores no APP Minha Saúde, além de cumprirem todas as regras de convivência sanitária gerais e específicas e não atender a eventuais autos de infração ou notificação das equipes coletivas de fiscalização, formadas pela Vigilância Sanitária, Fiscalização Fazendária e Guarda Civil Municipal.

– Atualizado quarta-feira 17/06/2020 para incluir a informação do vice-prefeito, Dr Ari, informando que a informação oficial da Prefeitura não está correta

Tags

Compartilhe:

Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sepultado o servidor público André Luiz

Restaurante Donna Tê realiza mais uma edição do “Jantar Imperial”

Portais de Hércules, o lugar mais bonito da Serra dos Órgãos

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

PM apreende motos que eram de leilão em Bonsucesso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE