Paola Oliveira
A Prefeitura de Teresópolis divulgou mais duas mortes causadas pela Covid-19 no município. Mesmo sem comorbidades, uma moradora de 75 anos do bairro Quinta Lebrão e, uma mulher de 53 anos que residia no bairro Vale do Paraíso, vieram a óbito no último final de semana. A identidade das vitimas não foram divulgadas, mas a prefeitura lamentou as mortes por meio das redes sociais. Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, Teresópolis ainda registra 2.637 casos ativos da doença entre os teresopolitanos. O total do número de pessoas que testaram positivo ao longo da pandemia, que teve início em março de 2020, chega a 31.372 casos e, o registro de óbitos chega a 779.
No último levantamento, a prefeitura municipal afirma que o município conta com 43 leitos clínicos e 50 leitos de UTI. Deste total, 32 leitos clínicos e 39 leitos de UTI estão disponíveis para atender a população, caso necessário. Na última segunda-feira, 02, a primeira dose da vacina aconteceu foi para os homens com a faixa etária de 36 anos ou mais. Nesta terça-feira, 03, serão imunizados homens e mulheres com 35 anos. Na quarta, será a vez das pessoas com 34 anos. “A Secretaria de Saúde avançará para mais faixas-etárias nos dias seguintes caso cheguem mais lotes de vacina ou se houver sobra da vacinação prevista até quarta”, divulgou a Saúde nesta segunda.
Ainda segundo a nota, a Secretaria de Saúde reserva as segundas doses de vacina contra a Covid-19. Quem vai tomar a segunda dose, tem garantido seu ciclo vacinal completo. “É muito importante que você vá aos postos de vacinação e complete sua imunização. Sem a dose de reforço, sua proteção é falha e você estará ainda indefeso.
Fique atento ao seu comprovante de vacinação e aos canais oficiais da Prefeitura de Teresópolis para não perder sua dose. E lembre-se, mesmo após a vacinação com as duas doses, evite aglomerações e continue usando máscara”, informa ainda a PMT.
Em Teresópolis, atualmente, 87 mil 256 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose da vacina e 36 mil e 876 pessoas já tomaram a segunda dose. Cerca de quatro mil tomaram a dose única. No total, 127.972 doses já foram aplicadas. O objetivo do município é acompanhar o calendário de vacinação da cidade do Rio de Janeiro, que já divulgou a programação de vacinação. Inclusive, no Rio, o intuito é vacinar todas as faixas etárias até os 18 anos com previsão no meio do mês.