Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Fiscalização flagra festa privada, evento em hotel e outros atos de desrespeito

Previsão é que ações continuarão sendo realizadas até a próxima semana, quando novo decreto deve ser publicado

Teresópolis ultrapassa os 21 mil casos da Covid-19, desses mais de cinco mil ainda ativos, o número de mortos se aproxima dos 400 e, se já não bastasse tudo isso, o município não tem leitos de UTI – obrigando a transferência dos pacientes em estado grave para unidades hospitalares de outras cidades. Mesmo assim, ainda é grande o número de teresopolitanos indo no sentido totalmente contrário do esperado, realizando aglomerações e outras ações previstas de punições de acordo com o último decreto publicado pelo governo municipal com o objetivo de tentar diminuir a escalada da doença. No último fim de semana, equipes das secretarias municipais de Postura, Segurança Pública e Saúde, apoiadas pela Polícia Militar, realizaram diversos flagrantes de irregularidades, entre eles um evento em um hotel e uma festa com grande aglomeração no bairro da Tijuca.

De acordo com material divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, na noite e madrugada de sábado as equipes realizaram as seguintes ações: Intimação e Notificação de um bar na Várzea;   Intimação e Notificação de um hotel realizando evento na Cascata Guarani; Multa de um bar na Barra do Imbuí por funcionamento fora do horário permitido; Multa de um estabelecimento nas Pimenteiras por funcionamento fora do horário permitido; Ronda no Caleme, com todos os bares fechados e dois trailers orientados a fechar por horário; Ronda na Beira-Linha, com todos os estabelecimentos fechados; Ronda em São Pedro, encontrando todos os estabelecimentos fechados; Festa em propriedade privada com aglomeração e algazarra desmobilizada na Tijuca.
Já no domingo, também de acordo com a PMT, ao todo foram cinco estabelecimentos fiscalizados em Albuquerque, Três Córregos e Vargem Grande, resultando em uma multa e uma notificação para único bar, que atendia fora das normas sanitárias previstas no último decreto municipal.  Ainda durante a operação, todos os bares de Bonsucesso foram orientados sobre as determinações. Além disso, foi realizada ronda no segundo e terceiro distritos, com orientações e estabelecimentos fechando no horário correto em cumprimento ao decreto.

Nova cepa em Teresópolis
O Gabinete de Crise contra o coronavírus da Prefeitura de Teresópolis informa que foi identificada uma contaminação de paciente do município pela variante P1 do vírus SARS COV 2, agente etiológico da Covid-19. A investigação foi concluída pela FioCruz/ Laboratório Central e a Secretaria de Estado de Saúde, na última quarta-feira, 3 de março. Trata-se de uma paciente mulher, de 76 anos, moradora de Teresópolis, que faleceu nesta sexta-feira, 5 de março, no Hospital do Instituto Nacional de Infectologia da FioCruz, onde estava internada após dar entrada na UPA 24h de Teresópolis com quadro grave. Imediatamente após receber o laudo da FioCruz, a investigação epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde iniciou processo de controle da cepa e está acompanhando todos os contatos da paciente. Outros casos estão em investigação e aguardam resultados dos seus exames de swab – RT PCR. 

Resultado das aglomerações
Segundo a Vigilância Epidemiológica, a introdução da variante P1 associada às aglomerações registradas nas últimas semanas (Carnaval e final do Campeonato Brasileiro) e também ao afrouxamento do cumprimento das medidas preventivas por parte da população são as condicionantes do período grave de aumento da doença que Teresópolis vem enfrentando.  No Brasil, as variantes circulantes conhecidas são a P1 e P2 (também recentemente identificada no RJ). Elas estão associadas a maior transmissibilidade da doença e, até onde se sabe, elas aumentam em três vezes o contágio. Estudos mostraram, também, coinfecção das cepas em um mesmo paciente. A gravidade da doença ainda encontra-se em estudo científico e deve ser objeto de preocupação de todos os teresopolitanos.

Filas
Nesta segunda-feira, moradores das proximidades da Rua Dr. Aleixo, na Várzea, onde existe um centro de testagem Covid da prefeitura, ficaram assustados com o grande número de pessoas buscando atendimento no local. Das primeiras horas da manhã até o início da tarde, foi registrada uma enorme fila no local.

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governos federal e do RS reforçam que resgates são prioridade

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Prefeitura propõe parcelamento das contas de luz em atraso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE