Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Defesa Civil monitora novo deslizamento no lixão do Fischer

Local é o mesmo onde grande volume de detritos e terra atingiu residências dois anos atrás

Na madrugada desta quarta-feira, 02, moradores de uma pequena comunidade no Fischer, abaixo do lixão que leva o nome do bairro, levaram um susto: Eles registraram o escorregamento de terra e resíduos do antigo aterro – situação registrada pelo grande acúmulo de detritos, que só aumenta a cada dia, e em consequência do grande volume de chuvas registrado desde o final da tarde do dia anterior. “Na madrugada a parte de baixo desceu, foi um maior barulho. Está um rio, parece que desceu muita água a noite e empurrou o lixo para baixo, pois não tem escoamento funcionando”, explicou um morador em vídeo divulgado nas redes sociais. Na publicação, ele lembrou que o local é o mesmo onde, em março de 2018, um grande deslizamento do mesmo material atingiu residências e soterrou veículos. A reportagem do jornal O Diário e Diário TV esteve no local na ocasião e registrou o desespero dos moradores, que viram uma montanha de lixo invadir seus imóveis, destruir seus automóveis e colocar em risco as vidas das famílias.
Em nota, divulgada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura na tarde desta quarta-feira, a secretaria municipal de Defesa Civil informou que uma equipe esteve no local para uma vistoria técnica e ressaltou que se trata de uma área onde todas as casas já estavam interditadas pelo órgão. “A Secretaria informa ainda que no local específico do pequeno deslizamento não havia casas ocupadas. Como as casas próximas ao local já estão interditadas, será feito um levantamento, em conjunto com a Secretaria M. de Desenvolvimento Social, para verificar se há ocupação irregular no referido local”, explicou ainda o governo municipal.

Comissão para Intervenções Emergenciais
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) publicou nesta terça-feira, 01, no Diário Oficial, a resolução que cria a nova Comissão Técnica para Intervenções Emergenciais, formada por arquitetos e engenheiros da Secretaria, do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) e da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop). Por conta do Verão, tradicional período de chuvas, a equipe ficará à disposição para ajudar municípios atingidos por chuvas e enchentes na produção de laudos de engenharia. São 20 profissionais, alguns inclusive já participaram da última Comissão, que estarão em contato permanente com todos os municípios fluminenses.
Em caso de eventos extremos, eles serão deslocados para as cidades, dando suporte às equipes locais, para que possam se deslocar para ações mais emergenciais de socorro à população. Os laudos de engenharia de casas e estabelecimentos avariados são disponibilizados às prefeituras. – Criamos a nossa Comissão de Apoio aos municípios que forem atingidas por chuvas fortes e enchentes. No ano passado ajudamos inúmeras prefeituras na produção de laudos de engenharia de casas e estabelecimentos avariados, permitindo que as equipes locais pudessem focar na atenção aos moradores. Mais uma vez estaremos à disposição dos municípios – frisou o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Eleições 2024: TRE esclarece dúvidas sobre prazos e regularização do título

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Senac RJ oferece minicursos gratuitos de tecnologia, beleza e moda

“RJ para Todos” realiza mais de 500 atendimentos em Bonsucesso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE