Nesta quinta-feira, 18 de abril, a partir das 18 horas, ocorre o evento de lançamento do livro “Fantasia do Fantasia”, da professora Edinar Corradini, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Todos estão convidados, especialmente os alunos da professora Edinar, os amigos e familiares, os fãs que são muitos e os confrades e confreiras da Academia Teresopolitana de Letras, que gozam da sua companhia na cadeira 28, patronímica de Monteiro Lobato.
Além da tarde/noite de autógrafos, e dá para imaginar o que os amigos da querida escritora estão aprontando, a filha Vanize Corradini organizou, também, uma exposição contando os 54 anos de trabalho da artista com teatro, destacando 520 nomes de atrizes, atores e colaboradores participantes nos 50 anos de existência da Cia. Teatral Fantasia.
Professora da rede estadual de ensino, lecionando Geografia e História, e Artes e Teatro, a artista Edinar Corradini escreveu várias peças e adaptou diversos textos, montou inúmeras peças e fez recreação infantil durante muitos anos. Contadora de histórias, fundou em 1979 o Grupo Fantasia, que se tornaria a Cia. Teatral Fantasia, que tem a história contada no livro.
Professora de tantos, foi aluna de Boal, se destacando no Teatro do Absurdo, foi a primeira professora de tetro da Casa de Cultura Adolpho Bloch e continua na luta do teatro, inclusive pesquisando sobre a arte. Poetiza, teve vários poemas seus escolhidos em projetos nacionais e a personagem Emília, sua boneca de tantas apresentações a inspirou para a peça “As Emilianas do Lobato”. Edinar montou “A Sinfonieta”, de Jean Tardie e interpretou a Imperatriz Teresa Cristina, espalhando a história da grande brasileira, e “A Matriarca”, retratando a parente ancestral Carolina Claussen.