Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Empresa de Teresópolis lança tour de Jeep em Sapucaia e se torna operadora oficial no município

Teresópolis poderá ter dois circuitos no próximo ano que percorrerá a área urbana e rural

Nina Benedito        

A Ecoplaytour, uma agência de turismo receptivo de Teresópolis,  surgiu em 2016 por causa de um jipe. Segundo a Guia de Turismo e proprietária da agência, Julianna Rocha,  a idéia era de realizar passeios pela cidade com o veículo adquirido pelo marido, o médico Flávio Ramos.  Como o jipe teria que passar por reformas de adaptação por ser muito antigo, a empresária resolveu começar outros projetos. Em recente entrevista ao Programa da Nina da Diário TV, Julianna Rocha fala sobre o projeto do tour de jeep e o lançamento do passeio na cidade de Sapucaia. 

“Enquanto o jipe estava parado, resolvi estudar quais eram as possibilidades de Teresópolis e descobri o potencial do turismo rural, mas a idéia inicial, era estar sempre fazendo um link com o jipe. Somente agora, a gente conseguiu de fato estar com o jipe pronto para colocar na trilha” conta Julianna.  No último dia 11, aconteceu o lançamento do passeio de jipe na cidade de Sapucaia, há uma hora de Teresópolis, e que percorreu vários atrativos como antigas fazendas de café em Vila de Aparecida. “Tivemos a oportunidade de operar em Sapucaia, nessa região que se chama Vila de Aparecida, a idéia veio de um proprietário de uma das fazendas, a Fazenda Monte Café. O Flávio Bessim, sabia que eu tinha um jipe, e me convidou para juntos fazermos o roteiro rural da cidade” explica. “Ele se uniu aos fazendeiros da região, criaram a Rota 154 em Aparecidinha e me convidou para operar a Ecoplaytour como Operadora Oficial da Rota 154. Fizemos a visita técnica primeiro, mapeamos as fazendas, e no dia 11 de dezembro aconteceu o primeiro tour dessa rota” conta orgulhosa. 

Sobre a união da cidade 

O grupo conseguiu se organizar para montar um pacote de dia inteiro visitando fazendas, experimentando da culinária típica local, como o famoso café colonial, visitando cachoeiras e participando de experiências com animais da região, além do passeio de jipe. A organização e o planejamento do grupo se tornaram fundamentais para que o roteiro acontecesse.  “O turismo precisa dessa união, se todo mundo se unir, conversar, se estruturar, planejar e colocar a coisa em prática, não ficar demorando muito , se não tiver muita burocracia pra coisa acontecer, ela acontece, e depois a gente vai ajustando no caminho” explica Julianna. “ E foi isso que aconteceu em Sapucaia. Teve uma mobilização, os fazendeiros se uniram, eles criaram a rota, a comunicação, o marketing, a logomarca, a marcação das fazendas, teve um processo prévio e depois que a coisa realmente aconteceu, foi tudo muito rápido” enfatiza. 

Sobre o tipo de roteiro 

Segundo a empreendedora, é um roteiro rural mais voltado para a agropecuária, com muitos cavalos pampas, a questão da produção de leite, de gado de corte – a maior fazenda de gado confinado fica localizada em Sapucaia – muitas coisas bem interessantes de conhecer e vivenciar.  A cidadezinha é bucólica com sete mil habitantes, uma praça com igrejinha e um coreto  bem típico.  

A integração dos artesãos locais 

Importante ressaltar a integração dos artesãos locais que estavam junto nessas fazendas, oferecendo seus trabalhos, uma oportunidade de ter uma renda extra. “Lá tem muito artesanato que fazem feiras, eventos, mas para o turismo, a gente precisava concentrar nos locais que já teria a visitação. Então, esses artesãos também se colocaram á disposição de levar os seus trabalhos para as fazendas no qual já estariam tendo as visitações. Foi um roteiro que uniu muito essa parte do artesanato local, do trabalho da comunidade, com as fazendas históricas, e a culinária local” explica. “Quem ainda não entrou no roteiro, é porque está se preparando para receber os visitantes e proporcionar algum tipo de experiência.  O potencial da cidade, é de um roteiro de aproximadamente 3 dias” enfatiza. 

Da parceria e receptividade de Sapucaia 

Segundo Julianna, a idéia é de que Teresópolis também possa ter um roteiro de Jeep através da Ecoplaytour. “O test drive já aconteceu em Sapucaia que foi muito receptiva, o prefeito abrindo todas as portas para o turismo, querendo que a coisa aconteça de fato, de  levar o turismo pra lá”conta. “ Eles estão entrando no mapa de turismo rural, Sapucaia faz parte dos Caminhos Coloniais, tem um potencial muito grande que ainda precisa ser trabalhado, tem projetos na cidade para levar o turismo pra lá, então, foi o piloto de uma cidade que tem tudo pra crescer no turismo , eu fiquei muito feliz de poder estar fazendo parte desse momento da cidade, desse pontapé inicial.  

Teresópolis poderá proporcionar o tour de Jeep já em 2022 

“A gente já tem roteiro para Teresópolis, na verdade, 2 roteiros para fazer de Jeep, preparado, montado, só vendo a questão de logística, de burocracia” conta entusiasmada .” Um deles é pela cidade, para que as pessoas possam conhecer os mirantes e as fontes que é o Roteiro Mirante, Fontes e Lendas, onde a gente vai contar as histórias, passar um pouquinho da cultura e visitar essas fontes, esses mirantes , então é um roteiro para quem está na cidade e não tem muito tempo” explica. “A idéia é que esse roteiro seja regular e aconteça todos os sábados, só não irá acontecer em caso de chuvas muito fortes. A cidade precisa de um produto turístico regular, a previsão é de que ocorra em fevereiro de 2022”. “E o outro é um roteiro rural, a idéia é que a gente tenha o Jeep atuando em alguma região da Terê-Fri  para fazer as visitações pela região, com foco na agricultura familiar, nos proprietários que já são parceiros. A idéia é a gente dar o ‘start’ nesse projeto em 2022. Um passeio em uma área de natureza, com paisagens incríveis, em um Jeep na trilha. Esse tipo de passeio tem muito potencial para trazer mais uma experiência para o turista, para trazer essa integração com o ambiente” enfatiza Julianna. 

A Ecoplaytour,  está operando em outras cidades além da Teresópolis e Sapucaia. “Já lançamos o roteiro em São José do Vale do Rio Preto, chamado Roteiro Águas de Março” finaliza Julianna Rocha. 

Quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre esses passeios e conhecer um pouco mais sobre as regiões do entorno, siga o parceiros envolvidos nesses projetos @ecoplaytour @rota154 e @roteirosruraisrj 

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governos federal e do RS reforçam que resgates são prioridade

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Prefeitura propõe parcelamento das contas de luz em atraso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE